• Carregando...

Não existe uma receita para se tornar um empreendedor bem-sucedido após os 60 anos. Mas os consultores empresariais dão orientações para que a empreitada tenha mais chance de sucesso. A primeira dica é a pessoa saber se tem vocação para abrir o comércio. "Para descobrir isso é simples. Basta saber se entende do assunto ou domina a área. Conhecimento específico é algo que não pode faltar", explica o consultor do Sebrae Emerson Cechin.

O próximo passo é fazer uma pesquisa de mercado sobre o ramo no qual se pretende atuar. "Isso vai ajudar a descobrir os pontos positivos e negativos sobre a área a curto e longo prazo. O levantamento pode ser feito com a ajuda de profissionais que conhecem o mercado." Depois, o empreendedor deve investir em planejamento e gestão empresarial, para que o negócio tenha mais chance de dar certo.

O especialista em aposentadoria ativa Armelino Girardi conta que o sucesso empresarial na terceira idade pode ser atingido quando o idoso faz algo que lhe dê prazer. "Ser empreendedor após a aposentadoria pode nem sempre ser prazeroso. O ideal é a pessoa abrir um negócio em uma área da qual goste muito e com a qual tenha afinidade, para que o comércio não vire um pesadelo depois. Se for apenas para ganhar dinheiro, não faça isso", observa o especialista.

Segundo Girardi, o trabalhador está acostumado ao ambiente corporativo, com vários níveis de hierarquia, com diretores, gerentes e subordinados. Ao se deparar com a própria empresa, há quem não consiga administrar tudo sozinho, o que é um problema. "Esse espírito de competição e estresse que as pequenas e grandes empresas oferecem pode não fazer bem para um aposentado ou uma pessoa que está prestes a se aposentar. Por isso, é bom planejar e gostar muito do que vai se fazer. A aposentadoria é uma nova fase da vida e, se for de experiências boas, com certeza será melhor."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]