• Carregando...
Vídeo | Reprodução/Vídeo Fantástico
Vídeo| Foto: Reprodução/Vídeo Fantástico

A Polícia Federal (PF) vai investigar a participação da prefeitura de Paranaguá, Litoral do estado, na venda ilegal de pneus doados pela Receita Federal. Uma denúncia feita pela Revista RPC, no domingo (26), mostra que os pneus recebidos estariam voltando ao mercado, depois de negociados com empresas revendedoras da cidade. Segundo o telejornal ParanáTV 2ª edição, na Polícia Federal a prefeitura apresentou uma nova versão para o desvio dos pneus. A assinatura do prefeito teria sido falsificada. Em entrevista ao telejornal, o prefeito José Baka Filho disse que não é autor dos pedidos de doação de 44 mil pneus usados feitos nos últimos dois anos e que a prefeitura não recebeu o material.

Para ajudar nas investigações a Receita Federal entregou à PF todos os pedidos de doações feitos pelo município. O chefe do órgão, Arthur César Rocha, disse que será feito um levantamento interno de todo tipo de produto doado para a prefeitura.

Uma portaria da Secretaria Nacional do Comércio Exterior proíbe, desde o ano passado, a importação de pneus usados. Mesmo assim, a Receita Federal apreende todos os meses milhares de pneus no Porto de Paranaguá. Documentos exibidos pela Revista RPC mostram que a prefeitura da cidade solicita à Receita Federal os pneus apreendidos, que seriam usados como cabeceiras de pontes, parquinhos escolares, trapiches e para a contenção de encostas. O material, porém, estaria sendo negociado com revendedoras.

A prefeitura afirmou que tinha pedido ao Ministério Público Estadual (MP) para investigar a denúncia. A assessoria do Ministério Público Estadual informou que o promotor de Paranaguá, José Luiz Loreto de Oliveira, tomou conhecimento da denúncia através da reportagem do programa. Até agora, a prefeitura não teria encaminhado nenhum pedido de investigação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]