• Carregando...
Maju em entrevista ao apresentador Jô Soares | Giuline Bastos/TV Globo/Divulgação
Maju em entrevista ao apresentador Jô Soares| Foto: Giuline Bastos/TV Globo/Divulgação

A Polícia Civil de São Paulo informou, na terça-feira (7), ter identificado um dos suspeitos de cometer ataques racistas na internet contra a jornalista da Rede Globo Maria Júlia Coutinho, a Maju. O responsável, um adolescente, seria morador de Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo, de acordo com informações do site de notícias G1.

O jovem, de 15 anos, deve responder por ato infracional. Ele foi ouvido pela polícia e liberado ainda na segunda-feira (6). As investigações continuam, pois há outros suspeitos de terem feito comentários racistas e xingamentos machistas contra a jornalista, que apresenta a previsão do tempo no Jornal Nacional.

Ainda de acordo com o G1, os policiais rastrearam as mensagens ofensivas e fizeram buscas nas redes sociais para localizar o suspeito dos ataques. Os números de identificação dos computadores e dados cadastrais foram solicitados ao Facebook.

Além do inquérito policial, o Ministério Público de São Paulo também investiga os crimes de injúria e racismo cometidos contra a jornalista.

O ataque

Internautas publicaram vários comentários racistas em uma foto da jornalista Maria Júlia Coutinho na página do Jornal Nacional no Facebook. A imagem, postada na noite do dia 2 de julho, recebeu comentários como “só conseguiu emprego no JN por causa das cotas, preta macaca” e “não tenho TV colorida para ficar olhando essa preta, não”. A jornalista, que apresenta a previsão do tempo, também sofreu ataques machistas e que a xingavam.

As manifestações de ódio provocaram indignação na rede social. Internautas mostraram apoio à jornalista e repúdio aos ataques racistas. “Acabo de fazer um print de todos os comentários dessa postagem e irei levá-lo às autoridades cabíveis. Racismo é crime”, disse um deles. Alguns usuários do Facebook trocaram sua foto de perfil por uma da jornalista e a hashtag #SomosTodosMaju ganhou destaque nas redes sociais.

Apoio

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa usou o Twitter no domingo (5) para mandar duas mensagens de apoio à jornalista Maria Júlia Coutinho. “Pois é, Maju. Aqui é assim. O pior é que boa parte dessa gente ainda se acha relevante, tem veleidades de ser vista como pessoas civilizadas”, disse Barbosa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]