• Carregando...

Os cerca de 600 agentes que atuam nas sete delegacias da Polícia Federal (PF) no Paraná aderiram na manhã desta terça-feira (22) à paralisação nacional de 72 horas. A categoria reivindica o pagamento de reajuste de salário prometido pelo governo. Até quinta-feira (24), as atividades de responsabilidade da PF ficam suspensas, com exceção de casos de emergência.

"Quem precisar de um passaporte com urgência não vai deixar de ser atendido, basta explicar a situação e se for o caso não vai deixar de viajar. Nos aeroportos, o efetivo estará reduzido", explica o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Estado do Paraná (Sinpef/PR), Silvio Jardim.

Segundo ele, na quinta-feira haverá uma nova rodada de negociações em Brasília. "É um absurdo, eles querem terminar de pagar a gente em 2009, sendo que é um reajuste de um acordo feito em 2006", diz. De acordo com o sindicato, metade do aumento prometido foi pago naquele ano, mas o restante deveria ter sido pago em janeiro de 2007. A reunião acontece às 17h com representantes da PF e dos ministérios da Justiça e do Planejamento.

Em Curitiba, os policiais federais estão reunidos desde cedo na Rua Dr. Faivre (onde são emitidos os passaportes), no Centro de Curitiba. "Devemos permanecer concentrados aqui durante estas 72 horas", diz Jardim. Segundo o presidente do Sinpef, os demais agentes do interior do estado estarão concentrados em cada uma das delegacias em que atuam, localizadas em Foz do Iguaçu, Cascavel e Guaíra (Oeste), Londrina (Norte), Maringá (Noroeste), Guarapuava (Centro) e Paranaguá (Litoral).

Em todo o Brasil, são cerca de 12 mil policiais federais. Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, onde há maior fluxo de passageiros para vôos internacionaois, a operação padrão nos aeroportos deve provocar longas filas de embarque. Parte dos profissionais que trabalha nas grandes operações da PF, como a Operação Navalha, deve manter as atividades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]