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Após quase 36 horas sem água, aproximadamente 1,6 mil moradores do Xaxim tiveram o abastecimento restabelecido por volta do meio-dia desta sexta-feira (16). O fornecimento foi prejudicado, segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), pelo temporal registrado na madrugada de quinta-feira (15) . Com a falta de luz provocada pelas chuvas, a subestação não pôde retomar o fornecimento de água para 518 residências do bairro, que estava interrompido desde a noite de quarta-feira (14) para obras de manutenção na tubulação da rede.

A comerciante Inês Vieira Dantas reclama que não havia sido informada do corte e que só ficou sabendo quando começou a faltar água. "Quinta-feira amanheceu sem abastecimento", lembra. "Como temos caixa d’água aqui em casa, conseguimos nos virar até o fim do dia, mas nesta sexta-feira não tem mais o que fazer", diz.

Inês, que mora com o marido e três filhas na Rua Frederico Lampe, conta que teve de ir até a casa da mãe para poder tomar banho. "Hoje não vou poder cozinhar e vou ter que sair para almoçar e jantar", reclama. Ela conta que soube de vizinhos que se viram obrigados a comprar água mineral para poder dar banho em crianças. "Uma vizinha minha chamou um técnico da Sanepar na quinta-feira, e ele disse que não havia constatado a causa da falta de água", afirma.

De acordo com a assessoria de imprensa da Sanepar, o problema atingiu 518 casas nas ruas Frederico Lampe e José Brum, o que corresponde a cerca de 1,6 mil pessoas. No fim da tarde de quarta-feira, técnicos foram para o local para realizar a substituição de tubos que estavam danificados na região. O trabalho deveria acontecer durante a madrugada para não prejudicar os moradores, mas, com a queda de energia provocada pelo temporal, o abastecimento não pôde ser retomado.

Na manhã de quinta-feira, quando o fornecimento de luz foi restaurado, foi constatado outro ponto de vazamento nas tubulações e o corte na água foi mantido. As equipes da Sanepar trabalharam no local, e restabeleceram o abastecimento por volta do meio dia.

A assessoria de imprensa da Sanepar explicou ainda que o técnico chamado pela vizinha de Inês não havia sido informado do problema nas tubulações. Em chamados individuais, o serviço padrão dos técnicos é verificar os problemas de abastecimento apenas no interior da residência, segundo a companhia.

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