i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Imunização contra a Covid-19

Por que os presidiários são prioritários na fila da vacina

  • PorGabriel Sestrem
  • 24/01/2021 20:45
População carcerária deve ter prioridade na vacinação contra a Covid-19?
Detentos estão na terceira fase da imunização prioritária de acordo com o Plano Nacional de Vacinação| Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ

Muito antes do início da vacinação contra o coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde já discutia a elaboração do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Dentre as diversas informações apresentadas no documento, publicado no dia 16 de dezembro, que compreendem toda a estratégia para imunizar milhões de brasileiros, uma das mais aguardadas era a ordem de prioridades para receber a imunização.

Em nota divulgada no dia 1º de dezembro, o Ministério da Saúde informou que a população carcerária estaria entre os grupos com direito à prioridade na vacinação. Dias depois, esse grupo foi retirado da lista prioritária. Após críticas, os detentos retornaram ao grupo prioritário na versão final do plano.

No documento, a pasta aponta a população carcerária como parte de grupos populacionais “caracterizados pela vulnerabilidade social e econômica que os colocam em situação de maior exposição à infecção e impacto pela doença”. De acordo com o ministério, trata-se de um grupo que tem “encontrado diversas barreiras para adesão a medidas não farmacológicas”, da mesma forma que pessoas em situação de rua e pessoas com deficiência.

A pasta da Saúde aponta, ainda, a população carcerária brasileira como suscetível a doenças infectocontagiosas, “como demonstrado pela prevalência aumentada de infecções nesta população em relação à população em liberdade, sobretudo pelas más condições de habitação e circulação restrita, além da inviabilidade de adoção de medidas não farmacológicas efetivas nos estabelecimentos de privação de liberdade, tratando-se de um ambiente potencial para ocorrência de surtos, o que pode fomentar ainda a ocorrência de casos fora desses estabelecimentos”.

Presos estão na terceira fase da vacinação prioritária

O planejamento apresentado pelo Ministério da Saúde prevê três fases para a imunização de grupos prioritários. Na primeira etapa estão inclusos profissionais de saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em asilos e instituições psiquiátricas e população indígena; na segunda estão pessoas de 60 a 74 anos; e na terceira está a população carcerária junto com uma série de outros grupos, como pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão arterial grave, doenças cardiovasculares, etc.), profissionais da educação, membros das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população em situação de rua.

De acordo com Renato Kfouri, infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), apesar de ser um direcionamento de âmbito nacional, os entes federados (estados e municípios) têm autonomia para adaptar o plano, caso julguem necessário, e podem decidir pela inclusão ou não de detentos na vacinação prioritária.

“Normalmente essas orientações do Ministério da Saúde são seguidas pelos estados e municípios, mas eles podem, eventualmente, alterar um ponto ou outro”, explica.  “Essas evidências, essa hierarquização, isso tudo é baseado em riscos, em um monte de estudos. Os técnicos – que muitas vezes são dos próprios estados – são quem elabora essas diretrizes, então dificilmente há uma divergência importante”.

Covid-19 no sistema prisional brasileiro

Segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que integra o Ministério da Justiça e Segurança Pública, há 759,5 mil presos no sistema penitenciário brasileiro. De acordo com o último boletim “Covid-19 no sistema prisional brasileiro”  (levantamento periódico feito pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ), publicado no dia 20 de janeiro, desde o início da pandemia houve 43,7 mil casos confirmados de contaminações pelo coronavírus em detentos e 13,6 mil entre servidores do sistema prisional. Quanto aos óbitos em decorrência da Covid-19, foram registrados 130 entre presos e 99 entre servidores. Com relação aos testes, 178,5 mil presos e 57,7 mil servidores foram testados.

De acordo com o boletim, União e estados investiram R$ 16,8 milhões para prevenção à Covid-19 no sistema prisional e socioeducativo até agora. O número, no entanto, não é exato, já que nem todos os estados enviaram ao CNJ dados referentes aos recursos aplicados no sistema prisional.

Há também uma iniciativa do sistema Judiciário, que tem destinado verbas de penas pecuniárias (alternativas para substituir penas privativas de liberdade, geralmente em condenações inferiores a quatro anos) para o combate ao coronavírus. A transferência de recursos estaduais e federais de penas pecuniárias para este fim soma R$83,4 milhões, e parte desse valore destina-se às unidades de detenção.

Especialistas avaliam como positiva a inclusão da população carcerária entre grupos prioritários

Segundo o infectologista Renato Kfouri, é válida a inclusão dos presos entre grupos prioritários para receber a vacina contra Covid-19 devido à realidade da maioria dos presídios, que favorece a ocorrência de surtos de doenças transmissíveis.

“Como toda população confinada vivendo em aglomeração constante, como é a realidade dos nossos presídios, o risco de surtos é muito grande. [As penitenciárias] não tem condições de higiene e distanciamento, e há a proliferação da Covid-19 de forma muito mais acentuada. As populações carcerárias são sempre mais vulneráveis a qualquer doença transmissível, colocando em risco não só a saúde deles, mas também dos funcionários do sistema prisional”, declara.

Kfouri também pontua que a priorização dos detentos pode ser positiva do ponto de vista econômico para os estados e municípios, já que a ocorrência de doenças transmissíveis no sistema prisional tem custos para o poder público. “Cada vez que um preso tem uma doença, ele vai para o hospital, precisa ser internado. Isso é custo para o SUS, ocupa leito, ocupa policiais na remoção, ocupa segurança dentro do hospital”.

Paulo Petry, mestre e doutor em Epidemiologia e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), reforça a importância da vacinação contra o coronavírus aos presidiários devido ao ambiente de alta aglomeração em que se encontram. “Nós sabemos que nossos presídios têm uma superlotação natural e isso proporciona maior circulação do vírus em função dessa aglomeração. Isso se aplica a qualquer doença transmissível por vias aéreas”, afirma.

Petry explica que para alcançar a imunidade coletiva (ou imunidade de rebanho) será preciso vacinar em torno de 60 a 70% da população, o que demanda um quantitativo muito maior da vacina. Como o país está longe de ter essa disponibilidade de vacinas, até mesmo os grupos prioritários demorarão para receber a imunização, aponta o epidemiologista.

“Nós temos ainda pouca quantidade de vacinas, não conseguimos atingir nem os grupos mais prioritários, como os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente. Mas acho perfeito priorizar grupos que estão altamente expostos, e os presidiários não deixam de ser um grupo exposto em função dessas aglomerações que existem nos presídios”, afirma.

46 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 46 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    Eliana Prodossimo

    ± 0 minutos

    Os idosos que estão recolhidos em asilos não podem ter visitas, pois façam isto com os presediários. Tantos precisando trabalhar, estudar, doentes, que precisam já das vacinas terão que ceder sua vez para os bandidos. Sempre é assim até no posto de saúde ou em um hospital, o povo é deixado de lado para dar lugar a eles.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • F

      Flavius Torres

      ± 21 horas

      SOU CONTRIBUINTE E PRESIDIÁRIO DENTRO DA MINHA PRÓPIA CASA!# ELESNAO! DIRETOS HUMANOS SÃO HORRÍVEIS EXIGEM QUE PASSEM NA NOSSA FRENTE

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        Flavio Teixeira

        25/01/2021 18:59:08

        Por mim, deixaria que se contaminassem todos. E proibiria visitas durante um ano. Depois disso, se sobrasse algum, aí sim pensaria em vacinar os sobreviventes

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Celito Medeiros

          25/01/2021 18:40:13

          No Japão uma Idosa sem cuidados da família e sem dinheiro para seu próprio sustento, usou uma estratégia interessante, foi a um Supermercado e fez um pequeno furto, assim foi presa e parou de se preocupar com cinco alimentações todos os dias e lá, claro, as Prisões são dotadas de estrelas e ela sendo solta, repetiu a estratégia... AQUI já tem gente pensando em ser Preso para obter tantas regalias, o vale prisão dá para pagar visitas íntimas, a família recebe outras compensações de vale isto e vale aqui além das demais ajudas governamentais. Estão em ISOLAMENTO, sem visitas íntimas, não ficariam expostos. Já tem Ministro do STF se compadecendo e soltando muita gente, ah, coitados!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            MS

            25/01/2021 18:13:48

            Eu que trabalho, gero rendo, pago impostos estou no fim da fila. Isso é justo? Não, não é e algo precisa ser feito. Estar em grupo que irá receber antes a vacina é um presente a quem cometeu crime. País dos absurdos este!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • S

              Spartacus

              25/01/2021 17:31:43

              O idoso que trabalha quando vai receber a vacina, considerando também a safadeza dos fura fila? Pais subdesenvolvido de quinta categoria

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • S

                Spartacus

                25/01/2021 17:25:38

                Presidiário é prioritário porque este é um país comunista e de mínimo que contempla os que detestam trabalhar. Quer gente mais ociosa e inútil para o país do que presidiário quilombola e índio,,? A prioridade número 2 depois do pessoal da saúde é o idoso que ainda trabalha. Produz para o Brasil

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • O

                  O Pragmático

                  25/01/2021 16:39:19

                  Segundo a matéria, foram 130 óbitos de presos para uma população carcerária de 759,5 mil, ou seja, morreu um a cada 5842 presos. No Brasil, até ontem, foram 217 mil óbitos para uma população de 210 milhões, ou seja, um óbito a cada 968 pessoas, aproximadamente. Então, quem merece prioridade?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Raul

                    25/01/2021 15:29:27

                    Pra quem ficou indignado com a notícia, pode ficar com a minha senha na fila da vacina. Se alguém tem que ser cobaia, antes eles do que eu.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      MARTINI

                      25/01/2021 15:04:22

                       Entre os 759,5 MIL presos estão os que só “dormem na prisão” – possíveis vetores do Covid – na teratológica PROGRESSÃO DE PENA brasileira? Solta esse povão através do LIVRAMENTO CONDICIONAL supervisionado, aliviando a superlotação carcerária! Entendo grupos preferenciais por CRITÉRIOS OBJETIVOS de TAXA DE MORTALIDADE, não de MORBIDADE! Isso reduziria PALPITES com que se tomam decisões nacionais. População carcerária é a mais segregada, o que facilita ações contra a Pandemia. O comprova elevado número de mortes proporcionais de agentes prisionais em relação aos detentos. E mortalidade de 0,02% coloca grupo como preferencial?!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        MARILENE LONI MADSEN

                        25/01/2021 14:46:21

                        Simplesmente ridículo.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          Alexander Molenda

                          25/01/2021 14:22:34

                          Isso é um absurdo! É o final dos tempos , enquanto pessoas do bem que trabalham, pagam seus impostos para sustentar esses bandidos, tem que dar a vez para esses destruidores da pátria. As vezes paro para pensar e começo a acreditar que está tudo dominado por esses marginais. Os presos já possuem anticorpos praticamente de todas as doenças, e infelizmente se estão nessa situação é porque procuraram.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Romeu

                            25/01/2021 14:44:13

                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • I

                              Ivan Alves De Freitas Junior

                              25/01/2021 13:58:34

                              É o fim dos tempos, presidiários da lista de prioritários. Prioridade tem que ser para pessoas de bem, que trabalham para sustentar suas famílias e não para bandidos, assassinos, estrupadores, etc...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • J

                                JOÃOT

                                25/01/2021 13:52:42

                                Com uma população carcerária de 760 mil pessoas, isto dá uma taxa de mortalidade de 17 presos, por cada 100 mil. concluímos que é uma taxa muito inferior à média nacional. Portanto, eles bem que poderiam esperar no final da fila. Antes que algum esquerdopata me sugira alguma coisa, aproveito pra dizer que estou muito bem aqui na minha casa, pois não devo nada à justiça.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • W

                                  Wander Leite

                                  25/01/2021 13:13:35

                                  É um absurdo! Deveriam ser os professores. Mas num país que a educação está em segundo plano e até pouco tempo tinha um Ministro que parecia um selvagem...é normal!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  2 Respostas
                                  • M

                                    MARTINI

                                    25/01/2021 15:19:42

                                    Além de sequer estar dando aula presencial na maior parte do país! Portanto se o "FIQUE EM CASA" não é suficiente proteção, vamos a las aulas! Não a Praia!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • P

                                    Plinio

                                    25/01/2021 13:29:54

                                    Professor não é cobaia

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  ALMJ

                                  25/01/2021 13:05:00

                                  Quando vi a lista de prioritários, não acreditei. Presidiários na frente de professores, bombeiros, e por aí vai...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • N

                                    NELSON UMEDA

                                    25/01/2021 12:52:30

                                    Absurdo isto, como sempre a criminalidade é protegida pelos politicamente corretos. Nós que somos os pagadores de impostos, cidadãos do bem, temos baixa prioridade, mais incrível é o ministério da Saúde ceder às pressoes.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • B

                                      Bruno Santos Teles

                                      25/01/2021 12:22:13

                                      depois de eliminados os hediondos, preso tem que dar lucro

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Aloisio Segundo

                                        25/01/2021 12:14:01

                                        Ué, mas o Bolsonaro não ia "acabar com tudo isso que está aí"?

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • Z

                                          Zyss

                                          25/01/2021 12:04:52

                                          Aí o bolsonaro comeu mais uma bolinha. Fica bem complicado mesmo.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • S

                                            Spartacus

                                            25/01/2021 11:58:15

                                            No Brasil o rabo está abanando o cachorro. Tenho 77 anos de idade trabalho no mesmo emprego há 50 anos r vejo assassinos. Estupradores pedófilos quilombolas r indígenas, ou seja, uns horda de desocupados que nada produzem para o iproduzem para o país serem vacinados na minha frente. O país continua sendo dominado pelos comunistas que detestam trabalhar. O país come com exceção do agronegócio está parado. Bolsonaro terá muito trabalho para liquidar esses comunistas ****

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • G

                                              George Costa Schultz

                                              25/01/2021 11:55:34

                                              7x1!!!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • E

                                                Ernesto

                                                25/01/2021 11:53:47

                                                No Brasil o privilégio é de quem rouba e mata, onde a sociedade é mera coajuvante neste história toda.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • E

                                                  Edu.

                                                  25/01/2021 11:50:13

                                                  Que loucura.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • K

                                                    KF

                                                    25/01/2021 11:38:37

                                                    Mais uma das aberrações do Brasil

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • R

                                                      Roberto Fakir

                                                      25/01/2021 11:14:08

                                                      Esse negócio de presos serem vacinados primeiro deve ser coisa de Gilmar Mendes, Fachin e Lewandiwski. Os três patetas dos tropeços da constituição. Votam até para dizer que a constituição não quis dizer aquilo que está escrito. Tem que ser patetas mesmo. O STF virou baderna.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • S

                                                        Sr. Walker

                                                        25/01/2021 11:06:42

                                                        Para não sofrerem os horrores da doença do Corona vírus, e saírem das prisões com boa saúde para continuarem a nos roubar e a nos matar. Simples assim. Criminosos 1 x cidadãos de bem 0.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • M

                                                          MARIA DAS GRACAS DA MOTA S SASAKI

                                                          25/01/2021 10:59:26

                                                          Primeiro precisamos saber qual é a mortalidade por covid entre os presidiários ,se e significativa ou não Caso contrário vai pro fim da fila Temos que priorizar os grupos que já estão estabelecidos como está sendo feito no mundo inteiro

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • E

                                                            Estevam

                                                            25/01/2021 10:56:57

                                                            São pessoas que estão numa situação terrível por escolha própria. Analiza: 759.000 mil doses... isso da pra imunizar cidades inteiras. Você passa na frente pessoas que não produzem NADA para a sociedade ... pelo contrário, e pessoas que produzem e fazem o país girar estão morrendo de covid

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • M

                                                              M.Nogs

                                                              25/01/2021 10:54:14

                                                              Vou roubar alguma porcaria de algum mercado, de preferência na frente da polícia. (Só não do Carrefour).... Ser preso passa a ser privilégio ! Pasmem ! Ah !! .... não pedirei habeas corpus enquanto não receber a vacina ! Parece ser um saída aos olhos destes especialistas.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • P

                                                                Paulo Roberto Pinheiro

                                                                25/01/2021 10:22:23

                                                                É com profundo pesar que, mais uma vez, vejo o governo ceder ao bom-mocismo , à hipocrisia, e à demagogia de seus inimigos.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • P

                                                                  Pzig

                                                                  25/01/2021 10:04:06

                                                                  Milhares de pequenos negócios quebrando por conta do isolamento. Estudantes emburrecendo sem poder ter aulas...e a prioridade são os bandidos. Pais de idiotas mesmo..

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • T

                                                                    TIAGO

                                                                    25/01/2021 9:57:09

                                                                    Ai quando vc olha as condições do país, dos bairros pobres, das favelas até parece brincadeira que quem comete o mal tenha condição de vida e assistência melhor do que quem vive na pobreza e não comete. É a vingança dos 'nerds'. Eles tomaram conta do país e agora estão se vingando pelo bullying sofrido.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • T

                                                                      TIAGO

                                                                      25/01/2021 9:53:44

                                                                      Pelo que andar da carruagem em um futuro não distante todos nós seremos encarcerados, vacinados, alimentados e (pasme) seremos felizes.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • R

                                                                        RPM

                                                                        25/01/2021 9:52:01

                                                                        Esses bandidos **** não deveriam receber a vacina. As cadeias não estão super lotadas?

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • R

                                                                          Roberto Fakir

                                                                          25/01/2021 9:39:08

                                                                          O Fachin é um dos defensores desses bandidos. Esse tal de Renato Kfouri diz que as aulas não poderiam ser iniciadas porque os netos poderiam levar a doença para casa e MATAR os avós. Mas os presos teriam que receber visitas pelos direitos humanos. Proíbem os netinhos verem os avós, mas incentivam as visitas aos presos. Não é um contrasenso? E a imprensa, principalmente a Globo e CNN são os maiores ativistas da injustiça. Não sei qual é a intenção desses jornalistas macabros que saíram ontem das faculdades.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • G

                                                                            GRU

                                                                            25/01/2021 8:54:08

                                                                            A única resposta a isso é porque o STF quer que seja assim

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • S

                                                                              Stella

                                                                              25/01/2021 8:22:31

                                                                              É bandidolatria que reina nesse país.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • D

                                                                                Diego Pinheiro

                                                                                25/01/2021 2:34:37

                                                                                Crime no Brasil compensa muito! Quem comete crime tem muito mais direitos de quem não comete!

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • Z

                                                                                  Zequinha

                                                                                  25/01/2021 2:25:36

                                                                                  No Brasil é assim, criminosos tem mais direitos que o cidadão de bem!

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • P

                                                                                    PAULO 1950

                                                                                    25/01/2021 1:20:52

                                                                                    Deveriam ser os últimos a serem vacinados, afinal estão em isolamento social e não há necessidade de serem priorizados.

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • A

                                                                                      antonio augusto

                                                                                      25/01/2021 0:40:48

                                                                                      se é ruim para a pessoa ficar presa em um lugar sem poder circular, por que fizeram/fazem isso conosco? cidadãos honestos que querem trabalhar. que mundo é esse que tem dó de bandidos e não das vítimas. é como aquela filósofa que disse que entendia e aceitava roubos até o momento que teve sua casa assaltada e decidiu mudar de país. aliás, tem coisa pior, defensora ferrenha de aborto ficando grávida e chamando a criança de criança e não de feto... só na humanidade mesmo. como dizia josé simão, devolve para os dinossauros por que a humanidade não deu certo

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • J

                                                                                        Joaquim

                                                                                        25/01/2021 0:37:26

                                                                                        Infelizmente as autoridades cuidam melhor da bandidagem do que cidadão trabalhador que paga os impostos para a compra das vacinas. Infelizmente a vagabundagem tem prioridades em tudo nesse país. Isso tem que mudar. Primeiro tem que ser vacinado todos os cidadãos, e por último a vagabundagem.

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        Fim dos comentários.