- Fraude nas bombas: MP afirma que terá dificuldades em recolher provas materiais
- Posto de combustíveis, no Cabral, tinha lacres rompidos
- Usuários compartilham endereços de postos mesmo sem fraudes confirmadas
- Empresa acusada de fraudar bombas em postos não terá alvará renovado
- Inmetro tinha conhecimento da fraude nos postos de combustíveis desde 2010
- Ipem-PR vai vistoriar lacres nos 43 postos clientes da Power Bombas
- MP divulga lista com dez postos com irregularidades
- Sem provas, fraude tende a ficar impune
- Lucro com fraude pode chegar a R$ 1,6 milhão
- Golpe deixa clientes à mercê de fraude em posto de combustível
Três dos dez postos de combustíveis citados pelo Ministério Público afirmaram que não há irregularidades nos estabelecimentos. De acordo com o MP-PR, os postos apresentaram desconformidade na quantidade ou na qualidade do combustível vendido ao consumidor. A reportagem entrou em contato com nove, de dez, estabelecimentos e conseguiu ouvir os gerentes dos postos Flórida, Pinheiro e Ilha Verde.
A lista foi elaborada pela Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) a partir de amostras colhidas entre os dias 13 e 14 de dezembro. Os postos citados na lista foram apresentados pelo MP-PR como clientes da empresa Power Bombas, de Cleber Salazar, que foi detido após ser acusado de adulterar as bombas. Nesta quinta-feira (12), a informação foi corrigida pelo órgão que confirmou que quatro postos não receberam os serviços de Salazar.
O MP-PR informou que está avaliando quais as medidas legais poderão ser adotadas contra os postos.
De acordo com a lista do MP-PR, os postos Flórida e Pinheiro apresentaram problemas com a qualidade e com a quantidade do combustível. No Posto Ilha Verde haveria desconformidade quanto à qualidade, segundo o MP.
O gerente do Posto Flórida, Edirlei Calegari Alves, afirmou que não tem conhecimento do teste sobre a qualidade do combustível. "Não temos conhecimento dessa coleta da amostra para avaliação. Não temos nenhum laudo", disse o gerente.
Sobre a quantidade, Alves disse que foi constatado que três blocos (peças dentro da bomba por onde passa o combustível) de etanol apresentaram vazamento, das 26 fiscalizadas. "O problema é de vazamento no bloco e não com os bicos", argumentou o gerente.
No Posto Pinheiro, o gerente do estabelecimento, Gerson Lemes, afirmou que não foi feita vistoria e que não havia irregularidades no local. "Não sabemos o motivo de o posto ter sido colocado na lista divulgada pelo Ministério Público", afirmou Lemes.
Acyr José Messias, gerente do Posto Ilha Verde, disse que o posto nunca foi notificado ou autuado pelos órgãos de fiscalização. Segundo ele, o controle de qualidade do combustível é feito constantemente e nunca houve problemas. "Temos os laudos da ANP (Agência Nacional de Petróleo) e do Inmetro informando que está tudo de acordo no posto", afirmou o gerente.
A reportagem da Gazeta do Povo tentou entrar em contato com os demais postos citados pelo Ministério Público. Nos postos Arrancadão e Paladium, funcionários informaram que os responsáveis que poderiam comentar as denúncias não estavam presentes na tarde de quarta-feira, mas poderiam ser localizados na manhã desta quinta-feira. Em novo contato telefônico, o gerente do posto Arrancadão não foi localizado nesta manhã. Ninguém atendeu aos telefonemas no posto Paladium nesta quinta-feira.
Nos postos Jockey, Trapézio,e Corso, ninguém atendeu os telefonemas feitos por volta das 19h30 de quarta-feira e nem por volta das 10 horas desta quinta-feira. No posto Victória, no Alto da Rua XV, o número de telefone informado na lista telefônica consta como inexistente. Já no Auto Posto Midas Sítio Cercado, não há informação sobre o número do telefone do estabelecimento.
Confira a lista de postos que apresentaram problemas com a qualidade e com a quantidade de combustível, de acordo com Ministério Público:
Auto Posto Arrancadão - Rua Vinte e Quatro de Maio, 910, Jardim Pinhais, Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.
Posto Jockey Avenida Victor Ferreira do Amaral, 2628, Tarumã, Curitiba.
Posto Victória - Rua XV de Novembro, 2499, Alto da Rua XV, Curitiba.
Posto Flórida - Rua Joaquim José Pedrosa, 425, Cabral, Curitiba.
Posto Pinheiro - Avenida República Argentina, 580, Água Verde, Curitiba.
Auto Posto Midas - Rua Izaac Ferreira da Cruz, 2920, Sitio Cercado, Curitiba.
Veja os postos que apresentaram problemas apenas com a qualidade do combustível, de acordo com Ministério Público:
Posto Trapézio - Rua Raul Pompéia, 1350, Cidade Industrial, Curitiba.
Posto Paladium - Avenida República Argentina, 3736, Novo Mundo, Curitiba.
Posto Ilha Verde - Rua João Dembinski, 1350, Cidade Industrial, Curitiba. (Também apresentou variação na quantidade, mas dentro do permitido)
Corso Comércio Derivados de Petróleo Ltda. - Rua João Bettega, 1488, Portão, Curitiba. (Também apresentou variação na quantidade, mas dentro do permitido).



