• Carregando...

A meta mínima de vacinação de idosos contra gripe foi cumprida pelo Paraná. O Ministério da Saúde pretendia imunizar pelo menos 70% do total de 11 milhões da população idosa no país. No estado, até quarta-feira já haviam recebido a vacina 77% das pessoas com mais de 60 anos, o que representa 679.120 idosos. Em Curitiba, o porcentual até terça-feira era de 87,9% ou 134.521 doses distribuídas. A prorrogação em sete dias significou mais 7 mil idosos vacinados na capital. Em todo o estado foram imunizadas mais 217 mil pessoas. Amanhã é o ultimo dia de vacinação.

Foi somente na semana da prorrogação que o Paraná conseguiu ultrapassar a meta mínima do Ministério da Saúde. Até o dia 4 de maio, final da campanha nacional, apenas 53% da população idosa havia sido vacinada. "A perspectiva é que os últimos dias representem mais 10% de pessoas vacinadas. Talvez não seja possível atingir o mesmo porcentual do ano passado, que chegou a 98,3%. Pedimos para que a população aproveite hoje e amanhã para receber a dose, que é um benefício gratuito", afirma Mirian Woiski, responsável pelo Departamento de Doenças Imunopreveníveis, da Secretaria de Estado da Saúde.

Este é o nono ano em que o estado do Paraná consegue ultrapassar a meta proposta pelo Ministério da Saúde. Ao todo, 19 das 22 regionais de saúde já ultrapassaram os 70%. Mas o intenso movimento na semana de prorrogação não é visto com bons olhos pelas secretarias de saúde. "De certa forma é uma preocupação. Parece que as pessoas se acostumaram com a extensão do prazo. Mas quanto mais tarde as pessoas deixam para tomar a vacina, mais expostas elas ficam. É claro que quem deixou para a última semana também deve tomar a dose. Melhor tomar no final do que não ser vacinado", afirma Karin Luhm, diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Curitiba.

A estimativa é de que em Curitiba o porcentual de idosos imunizados ultrapasse 90%. Segundo Mirian, é importante lembrar ainda que nesta última semana todos os idosos que não puderam comparecer aos postos de sáude serão atendidos em casa. "Nas duas semanas da campanha oficial, nós marcamos as datas para atender estas pessoas. Até o final da campanha o Paraná deve chegar aos 87%", afirma.

Serviço: A vacina antigripal está disponível em 2 mil pontos de vacinação no estado. Em Curitiba, ela é aplicada em todos os postos de saúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]