• Carregando...
O número de adeptos aumenta a cada hora. Já são mais de 56 mil convidados e 16,6 mil confirmações | Reprodução
O número de adeptos aumenta a cada hora. Já são mais de 56 mil convidados e 16,6 mil confirmações| Foto: Reprodução

Quem for à Praça da Espanha, em Curitiba, na noite de sábado (3) encontrará segurança e organização no trânsito. A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) informou que a estrutura foi preparada pela prefeitura para garantir a segurança das pessoas que forem ao "réveillon fora de época", marcado para começar às 22 horas. Há preocupação também com o patrimônio público.

A Fundação Cultural deixou claro que não apoia o evento e que não fez nenhum acordo com os organizadores. A prefeitura afirmou que não pode garantir que o evento realmente irá ocorrer, pois não é a organizadora da manifestação cultural. A população está sendo convidada a participar do "réveillon fora de época" por meio das redes sociais.

Mesmo se o "réveillon fora de época" for cancelado, os serviços da prefeitura estarão no local, pois as medidas quanto à estrutura serão tomadas preventivamente.

A prefeitura ressaltou que a Praça da Espanha não comporta um evento deste porte e que, além das medidas já tomadas, solicitou o apoio do governo estadual, que já sinalizou que a Polícia Militar estará presente no evento.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública informou na manhã desta sexta que o policiamento está garantido. O efetivo não foi informado.

Estrutura

Depois do encontro entre as lideranças do Batel Soho e representantes da prefeitura no fim da tarde de terça-feira (28), ficou acordado que a Secretaria de Trânsito (Setran) irá coordenar ações no dia com bloqueio ou mudança de sentido em ruas próximas à praça, se for necessário, além da colocação de banheiros químicos. Agentes da Setran estarão no local a partir da tarde de sábado. Agentes da Guarda Municipal serão disponibilizados para atuar na segurança local. O número ainda não está definido, porque é preciso calcular a quantidade aproximada de participantes para disponibilizar o destacamento necessário.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) também enviou ofício à Secretaria municipal de Meio Ambiente solicitando que o Executivo agisse para "impedir que este evento se realize sem o mínimo de condições e estrutura".

A preocupação do órgão é que se repitam os problemas ocorridos na edição de 2011 da festa, quando houve muita reclamação por barulho e o lixo ficou espalhado pelo local. O ofício, expedido pelo promotor Sérgio Luiz Cordoni, ainda lista três organizadores do evento, que foram citados na denúncia feita à promotoria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]