Cinco pessoas foram presas, na manhã desta quinta-feira (12), suspeitas de envolvimento na morte da travesti Joana, oficialmente chamado Ricardo Farias, de 51 anos. Ela foi assassinada a tiros em outubro do ano passado na Rua Anne Frank, no bairro Boqueirão em Curitiba.
As prisões foram realizadas por uma equipe de policiais da Delegacia de Homicídios (DH) durante uma operação batizada de "Mão de Veludo". O crime estaria relacionado, segundo a investigação, a disputa por pontos de prostituição e tráfico de drogas.
As detenções ocorreram em três pontos distintos da capital: Rua Monsenhor Celso, no Centro; Rua Anne Frank e na Praça Ouvidor Pardinho, no bairro Rebouças. Os dois últimos locais são pontos tradicionais de prostituição de travestis na cidade.
O delegado da DH, Jaime da Luz, explicou que entre os cinco presos, um homem é apontado como o executor da morte de Joana e os outros quatro detidos seriam os supostos mandantes do crime. Segundo as informações do inquérito policial, Tiago Henrique Lemos de Andrade teria sido o autor dos disparos. "Ele disse em depoimento que o motivo foi pessoal, mas a investigação aponta que na verdade é uma briga por pontos de prostituição e tráfico de drogas", detalhou o delegado.
Para a Polícia Civil, os outros quatro presos controlariam os pontos de prostituição e teriam pedido a morte de Joana porque ela estaria tomando do grupo os locais de programas. Entre os detidos estão dois homens, Kempz Vieira Guerra e André Luiz Barragana; a travesti Yasmin, oficialmente chamado Bruno Cardoso Martins Santos; e a transexual Bombom, que tem o nome masculino de Jean Augusto Bastos Prado.
"No depoimento, todos negaram (participação no crime). Eles dizem que nem se conheciam", afirmou Jaime da Luz. Todos tiveram mandado de prisão preventiva expedida pela Justiça Criminal e devem ficar detidos nos próximos 30 dias. A Delegacia de Homicídios espera finalizar o inquérito nos próximos dias, após a conclusão das investigações e da tomada de outros relatos envolvendo a morte de Joana.
- Identificado homem morto em assalto a açougue no Portão
- Bandidos realizam assaltos na linha Circular Sul
- Cobra é encontrada no lago de Itaipu, no Paraná
- PF de Guarapuava desmonta quadrilha de traficantes
- 34 pessoas são mantidas reféns por quase 12 horas em Castro
- Chamadas para Polícia Militar aumentam 30% no Uberaba com UPS



