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| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

As longas filas de espera enfrentadas por passageiros que precisam fazer a troca do cartão metropolitano podem gerar multas à Metrocard, associação que representa as empresas operadoras do transporte em 18 municípios da região metropolitana de Curitiba (RMC). Ciente da demora no atendimento, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) autuou a empresa e pediu o fim das filas que, em alguns casos, chegam a reter os usuários por até três horas.

Mais postos

Na última segunda-feira (29), a Comec, órgão estadual gestor das linhas metropolitanas integradas e não-integradas, emitiu um posicionamento sobre a situação caótica e determinou a ampliação imediata dos postos de atendimento da Metrocard. Com isso, cresceu para oito os postos e há mais um posto móvel itinerante funcionando no Terminal do Guadalupe, no Centro de Curitiba.

De acordo com o Procon, a situação enfrentada pelos consumidores neste caso pode ser considerada uma “prática abusiva”. Por isso, se a Metrocard não buscar novos meios para agilizar os atendimentos, pode receber multas que variam entre R$ 600 a R$ 8 milhões.

“Queremos que as filas cessem, que haja adequações e o consumidor não seja submetido mais a esse tempo de espera. É uma prática que já foi identificada e que prejudica quem precisa do serviço”, afirmou a diretora do órgão, Claudia Silvano.

Na semana passada, a Metrocard anunciou a necessidade da substituição emergencial dos bilhetes. A justificativa foi o rompimento súbito de um contrato com a empresa Dataprom - operadora antiga dos equipamentos que leem os cartões. Já a Dataprom informou estar sem contrato com a Metrocard desde o dia 7 de dezembro.

Logo após o anúncio, passageiros se aglomeraram em frente ao posto de atendimento da Metrocard na Rua Benjamin Constant, no Centro de Curitiba, para fazer a troca dos cartões. Na quinta-feira (25) a fila chegou a dobrar a esquina com a Rua Tibagi.

Procurada, a Metrocard confirmou ter sido notificada pelo Procon-PR e disse que irá responder à notificação dentro do prazo aplicável. A associação reiterou que a notificação “apenas solicita que a Metrocard apresente defesa acerca dos fatos”.

Em nota, a empresa defendeu que os problemas foram gerados por fatos de terceiros, mas que, “mesmo assim a associação está tomando absolutamente todas as medidas ao seu alcance e a situação deve ser resolvida em breve.”

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