• Carregando...
 |
| Foto:

A queda de braço entre professores da rede estadual de ensino e o Palácio Iguaçu teve um novo round nesta quinta-feira (24), na sede do governo. Em nova rodada de negociações, o estado colocou algumas cartas na mesa para tentar atender às reivindicações apresentadas pela APP-Sindicato. Houve alguns avanços. As propostas serão analisadas pelo comando de greve no sábado, a partir das 9 horas, na sede da entidade. A reunião deve definir ainda a data para uma assembleia da categoria. Até lá, a greve continua.

Uma das propostas é pagar uma compensação financeira pela hora-atividade a partir de agosto até o fim do ano e ampliar a hora-atividade a partir do início do próximo ano letivo.

Outra medida prometida pelo governo é quitar os atrasos com promoções e progressões de carreira de professores e funcionários da educação. Os cerca de R$ 100 milhões, segundo a APP, seriam pagos em 10 parcelas a partir de maio. Aproximadamente 40 mil pessoas têm direito a receber o dinheiro.

O estado manteve a proposta de aumento salarial de 6,5% para os professores. O pedido do sindicato era de 8,32%.

Sem aulas

A mobilização dos professores mantém escolas fechadas e prejudica as aulas em diversas instituições de ensino do Paraná. A APP sindicato estima que 80% dos 73 mil professores do estado tenham cruzado os braços.

INFOGRÁFICO: Veja as principais reivindicações dos professores

A Secretaria Estadual de Educação (Seed), por sua vez, não informou a quantidade de professores que aderiram ao movimento, mas disse que a adesão está diminuindo. Quanto às instituições, o órgão disse que apenas 15,92% das 2.149 escolas estaduais paralisaram totalmente as atividades nesta quinta-feira. Além disso, cerca de 24% dos colégios funcionaram normalmente nesta quinta, enquanto 60,1% das unidades da rede estadual tiveram atendimento parcial.

Os professores mantêm pelo segundo dia seguido um acampamento em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]