i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
7 e 8 de setembro

Programação do feriado terá desfile e celebrações religiosas

Em Curitiba, eventos comemoram a Independência do Brasil , a devoção à Nossa Senhora da Luz e também denunciam injustiças sociais

  • PorDayane Saleh e Antoniele Luciano, especial para a Gazeta do Povo
  • 06/09/2016 18:30
Desfile militar bloqueia ruas do Centro Cívico | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Desfile militar bloqueia ruas do Centro Cívico| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

O feriadão de 7 de Setembro, Independência do Brasil, e da Padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, no dia 8, será marcado por uma programação cívica e religiosa na cidade. Um dos eventos mais aguardados é o Desfile da Independência, no Centro Cívico. O evento começa às 8h30 e segue até 12h30.

Confira o que abre e fecha em Curitiba no feriado da Independência e da Padroeira da cidade

A apresentação na Avenida Cândido de Abreu contará com a participação de três escolas da rede municipal de ensino, 12 escolas da rede pública estadual e 18 entidades civis. O desfile contará a história do país desde o Tratado de Tordesilhas até o período democrático. Neste ano se comemora os 194 anos da Independência do Brasil. Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal de Curitiba também irão desfilar.

Também será possível ver as bandeiras históricas, viaturas e veículos blindados. Fecham o evento, tropas a cavalo. Participam juntamente as bandas da 5.ª Divisão de Exército, do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo II (Cindacta II), da PM-PR e a Banda Lira Curitibana.

Trânsito

Durante esse período, o trânsito de veículos na Avenida Cândido de Abreu e em outras ruas do Centro Cívico estará bloqueado. As interdições já iniciam às 23 horas de terça (6) e seguem até as 13 horas de quarta-feira. A. Cândido de Abreu, poré, permanecerá bloqueada até as 15 horas. A orientação é de que se busque caminhos alternativos

Grito dos Excluídos

A 22.ª edição do Grito dos Excluídos também acontece no Dia da Independência. Neste ano, o tema é: “Esse sistema é insuportável: exclui, degrada e mata”. O evento tem como objetivo discutir e denunciar as diferentes formas de exclusão da sociedade, assim como reivindicar um Estado à serviço da Nação.

O encontro se dá a partir das 8h30 na Paróquia São Benedito, localizada próxima ao terminal do Capão da Imbuia, em Curitiba.

Moradores da região do Centro Cívico, entre as 18 horas de terça e 12 horas de quarta-feira, não devem deixar seus veículos estacionados na rua nos seguintes trechos: Alberto Folloni, entre as ruas São Sebastião e Manoel Eufrásio; São Sebastião, entre as ruas Eurípedes Garcez do Nascimento e Alberto Folloni; Eurípedes Garcez do Nascimento, entre as ruas Mal. Hermes e São Sebastião.

Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

A programação de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais começa ainda nesta quarta, dia 7, data em que a Catedral Basílica faz aniversário. Haverá oração às 10h, missa às 12h, terço às 15h30 e véspera solene com exposição e bênção do Santíssimo Sacramento, às 17h. Uma missa pela pátria será celebrada às 18h, também na Catedral. Já às 19h, haverá terço luminoso, na confluência das ruas Barão de Serro Azul, Nestor de Castro e São Francisco, no obelisco de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. As ações fazem parte do tríduo preparatório, iniciado na segunda-feira.

Curitiba terá Semana da Pátria marcada por protestos

Leia a matéria completa

É na quinta-feira que acontece a Solenidade de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. As missas começam às 8h30, quando se encerra a oração da manhã. As demais celebrações vão ocorrer às 10h, 12h e 15h.

A partir do meio-dia, a programação começa a movimentar também o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe. Às 12h, será celebrada missa de coroação da imagem peregrina de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Às 16h, haverá terço, seguido de procissão, às 17h, rumo à Catedral.

Ao chegar na Basílica, os fiéis poderão acompanhar as vésperas solenes (oração da tarde) e, às 18h, missa em consagração da Arquidiocese de Curitiba à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Durante todos os dias haverá venda de salgados, doces e bebidas no jardim lateral da igreja. A Catedral também abrirá a loja de artigos religiosos e colocará em funcionamento o bazar da Ação Social. Conforme a Catedral Basílica, os devotos que quiserem colaborar, poderão levar flores para adornar o altar da padroeira.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.