• Carregando...
Doutor Ulysses é um dos municípios paranaenses com menor IDH | Antonio Costa/Gazeta do Povo/Arquivo
Doutor Ulysses é um dos municípios paranaenses com menor IDH| Foto: Antonio Costa/Gazeta do Povo/Arquivo

Instituições sociais que atuam em 25 cidades paranaenses com os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado têm a oportunidade de mudar a realidade de seus municípios. O Instituto Legado – que atua na capacitação e fortalecimento de entidades do terceiro setor – busca, com o Projeto Legado 2017, encontrar instituições que trabalhem iniciativas nas cidades próximas a Curitiba, mas que ainda estejam entre as piores em desenvolvimento humano pelo ranking do IBGE - como Doutor Ulysses, Cerro Azul, Morretes, Guaraqueçaba e Almirante Tamandaré (veja lista completa no box).

IDH do Paraná

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dado estatístico que reúne aspectos que interferem no dia a dia dos moradores de uma localidade como educação, saúde e renda. O cálculo leva em consideração a expectativa de vida, o índice de alfabetização de adultos e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita. Pelo índice, quanto mais perto de 1, mais desenvolvida é uma localidade. O índice entre 0,50 e 0,79 é considerado médio. Veja a lista das cidades que o Projeto Legado busca desenvolver:

1- Doutor Ulysses (0,55)

2- Cerro Azul (0,57)

3- Guaraqueçaba (0,59)

4- Inácio Martins (0,60)

5- Tunas do Paraná (0,61)

6- São João Triunfo (0,62)

7- Tijucas do Sul (0,64)

8- Itaperuçu (0,64)

9- Bocaiúva do Sul (0,64)

10- Fernandes Pinheiro (0,65)

11- Ipiranga (0,65)

12- Mandirituba (0,66)

13- Antonio Olinto (0,66)

14- Agudos do Sul (0,66)

15- Imbituva (0,66)

16- Sengés (0,66)

17- Tibagi (0,66)

18- Adrianópolis (0,67)

19- Teixeira Soares (0,67)

20- Rebouças (0,67)

21- Rio Branco do Sul (0,68)

22- Quitandinha (0,68)

23- Contenda (0,68)

24- Morretes (0,69)

25- Almirante Tamandaré (0,70)

Qualquer instituição social que realize trabalhos em qualquer área pode participar do projeto, que já está na quinta edição. Um grupo de voluntários já está “garimpando” instituições que realizam projetos sociais em cada uma dessas localidades para divulgar o projeto, que oferece um ano de capacitação para as entidades que passarem pela seleção.

De acordo com Beatriz Groxco, gestora do Projeto Legado e idealizadora da força-tarefa em busca de iniciativas sociais das cidades com os piores IDH do Paraná, a essência do projeto é democratizar o conhecimento de empreendedorismo social. “ A ideia principal é empoderar as instituições com conhecimento de qualidade, para que as organizações possam conversar de igual para igual com investidores e outras instituições”, conta. Ainda de acordo com Beatriz, a ideia é buscar desenvolver regiões específicas do estado, que ainda enfrentam problemas com saúde, educação e renda, por exemplo, que fazem parte do cálculo do IDH.

Como participar

Para participar do Projeto Legado 2017, a instituição social precisa existir há pelo menos um ano e deve se inscrever no site do instituto, preenchendo o formulário e postando um vídeo de até dois minutos falando sobre a iniciativa que buscará desenvolver. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de março.

A partir deste momento, 40 iniciativas serão selecionadas para participar da primeira fase do projeto, que deve durar até junho. Neste primeiro momento, as instituições participarão de capacitações que fortaleçam a iniciativa em questão. A partir da metade do ano, as instituições poderão desenvolver o projeto que propõe ou busca fortalecer ainda mais a proposta.

“Nessas capacitações, as entidades passam o ano inteiro aprendendo sobre comunicação, planejamento estratégico, captação de recursos, etc. Elas são desafiadas a apresentar as ideias para grupos de investidores, gerando uma conexão entre eles”, completou Beatriz.

Para mais informações sobre o Projeto Legado 2017, é só acessar o site do Instituto Legado. Também é possível entrar em contato com o instituto pelo e-mail contato@projetolegado.org indicando o nome e telefone ou ainda ligar para (41) 3503-2812 ou (41) 99201-4318.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]