• Carregando...

São Paulo – Em sua primeira reunião após as eleições, o Diretório Nacional do PT decidiu ontem antecipar a convocação do 3.º Congresso do partido, previsto para ocorrer em 2008, para os dias 6, 7 e 8 de julho de 2007, em Brasília. Segundo nota oficial da legenda, a pauta do evento será: "O Brasil que queremos; o socialismo petista; e PT: concepção de partido e funcionamento’’. Na ocasião, o partido irá decidir também se antecipa as eleições gerais do PT e se reduz o mandato das futuras direções.

Ainda de acordo com a nota, é objetivo do 3.º Congresso tratar da "atualização do projeto democrático, popular e socialista para o Brasil’’. "As vitórias eleitorais conquistadas pelo povo brasileiro, com a participação do PT e com destaque para a reeleição do presidente Lula, criaram um ambiente propício para realizarmos um debate amplo, fraterno e construtivo acerca dos desafios do nosso partido’’, diz o documento divulgado pelo Diretório Nacional da legenda.

Coalizão

No sábado à noite, o Diretório Nacional petista aprovou uma resolução de apoio à formação de um governo de coalizão no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula abriu a reunião, com um discurso em que afirmou ainda não estar negociando vagas no ministério do segundo mandato. "Não estou preocupado, neste instante, em montar governo. Fiz questão de dizer logo para imprensa não ficar falando. Porque todo dia tem um ministério nos jornais", afirmou ele.

Na resolução do PT, os membros do Diretório afirmam que o governo de coalizão será "programático" e não "um condomínio baseado na distribuição fisiológica de cargos". Os petistas também afirmam que vai caber aperfeiçoar "os mecanismos de diálogo e interação entre a direção partidária e o Governo, assim como a interlocução constante de nossas bancadas na Câmara e no Senado com o Presidente e seus ministros".

Também propõe um "processo de discussões", com o PSB e o PC do B, partidos aliados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]