• Carregando...
Desfile da Imperatriz da Liberdade | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Desfile da Imperatriz da Liberdade| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
  • Integrante do Rancho das Flores convida para o Carnaval de Curitiba
  • Idosos do bloco Rancho das Flores desfilam na Marechal Deodoro

O públicou compareceu em peso na Avenida Marechal Deodoro neste sábado (1º), no primeiro Carnaval na avenida depois de 15 anos. A festa nesta noite tem desfile de blocos carnavalescos, das escolas do grupo B e, na madrugada, do grupo A. Ainda não há estimativa oficial de público, mas todos os 2,6 mil lugares das arquibancadas foram ocupados e as proximidades da avenida ficaram cheias de foliões e de curiosos.

Veja fotos do Carnaval de Curitiba neste sábado

A festa começou pouco antes das 19h30 com o desfile dos blocos Afoxé, Derrepente e Rancho das Flores, no esquenta para a saída das escolas de samba. O grupo B das escolas de samba teve início por volta das 21h30, com a Imperatriz da Liberdade, Unidos de Pinhais, Bairro Alto e Internautas.

O desfile do grupo A começa na madrugada. A primeira escola a desfilar é a Leões da Mocidade, seguida pela Embaixadores da Alegria, Mocidade Azul e, por fim, Acadêmicos da Realeza, que entra na avenida às 3h45.

Escolas do grupo B

A primeira escola do grupo B a desfilar, a Imperatriz da Liberdade, entrou na avenida por volta das 21h30, com samba-enredo inspirado nos bois Caprichoso e Garantido. O presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni (PV), se animou com o som da escola e puxou a Princesa do Carnaval para dançar. Eles deram passos animados pela avenida.

Depois de cada apresentação de bloco ou de escola, garis passam varrendo a avenida, deixando tudo preparado para o próximo desfile. A segunda escola do grupo B a desfilar na noite, Unidos de Pinhais, começou o desfile perto das 22h30.

Blocos

O Afoxé, que desfilou por cerca de meia hora, é formado por integrantes de terreiros de umbanda e candomblé de Curitiba. Eles abrem a festa há mais de 20 anos "purificando" a avenida. "O bloco demonstra a união entre o candomblé e a umbanda em Curitiba. Assim mostramos a nossa fé pro resto da cidade", comenta Gerson kaviumgo, um dos integrantes do bloco.

O Derrepente teve como tema o Zé Gotinha, popular personagem criado nos anos 1980 para incentivar a vacinação infantil. O enredo puxado pelo bloco diz assim: "Zé Gotinha, veja bem, preste atenção, toda criança tem que ter vacinação".

Já o tradicional bloco Rancho das Flores, formado por senhores e senhoras de idade, animou a avenida com marchinhas. Iracema Santos de Oliveira, 68, que participa do bloco há 20 anos, diz que, quando está no bloco, revive lembranças antigas. "Lembro da minha mãe e da minha avó", conta. o aposentado Isaías Bueno, 80, há 15 desfila todo ano no Rancho das Flores. "Isso me faz continuar vivendo".

A atriz Isadora Ribeiro, famosa por ter estrelado a abertura do Fantástico nos anos 1980, assistiu aos desfiles em Curitiba. Ela é casada com o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli. "Estou amando o Carnaval e muito feliz por a festa ter voltado à Marechal, que é um lugar de tradição. A prova é que as arquibancadas estão cheias e o clima é muito família", relata.

Mesmo sem conseguir andar, Ruthe Lourenço, 81 anos, não perde o Carnaval. Ela sentou em uma poltrona trazida pela família, posicionada ao lado da avenida."Vou ficar até o final", frisa. Ruthe já apareceu em outra reportagem da Gazeta do Povo, ainda durante uma o esquenta de Carnaval do bloco Garibaldis e Sacis, no começo desse mês, que também teve lugar na Avenida Marechal Deodoro.

Desfilando ao lado do Rei Momo, a Rainha do Carnaval de Curitiba, Larissa Damas de Araújo, 21 anos, não se aguenta de emoção. "Estou sentindo um turbilhão de emoções. Sinto o calor do povo, é uma responsabilidade muito grande representar essa cidade no carnaval", diz.

O desfile acontece entre a Rua Barão do Rio Branco e Avenida Marechal Floriano. As arquibancadas, com 2,6 mil lugares, foram lotadas rapidamente ainda no fim da tarde. Desses, 300 lugares são reservados a idosos, gestantes e deficientes físicos. O prefeito Gustavo Fruet (PDT) participa da festa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]