• Carregando...

Dicas úteis

• Amanhã, os portões serão fechados às 14h20 e a prova começa às 14h30, com quatro horas de duração. Os candidatos respondem a questões de História, Matemática, Biologia, Química e Filosofia, e fazem uma redação.

• No domingo, os portões serão fechados também às 14h20. A prova começa às 14h30, mas tem três horas e meia de duração. As questões serão de Português, Literatura, língua estrangeira, Física e Geografia.

• A prova ocorre apenas nos câmpus da PUCPR em Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Toledo e Maringá.

• O ensalamento está no site www.vestibular.pucpr.br/pseletivo/verao2008

• O que levar: identidade com foto, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.

• Ônibus: em Curitiba, as linhas Cabral/Portão e Interbairros 1 serão intensificadas. A linha Interbairros 5 circulará excepcionalmente. Haverá três linhas especiais apenas para o vestibular: José Loureiro/PUC (saindo da Praça Carlos Gomes); Linha Direta PUC (ligeirinho que passará pelas estações-tubo Centro Cívico, Prefeitura, Círculo Militar e Rodoferroviária); e Especial PUC-São José, saindo do Terminal Boqueirão, para quem for fazer a prova em São José dos Pinhais.

• Para pais, parentes e amigos dos vestibulandos, o câmpus Curitiba abrirá a biblioteca durante a prova, com café e vídeos da orquestra da universidade.

• Os gabaritos estarão no ar no mesmo dia das provas, por volta de 19h30, disponíveis no site da PUCPR (www.pucpr.br) e da Gazeta do Povo Online (http:// portal.rpc.com.br/gazetadopovo/educacao/), onde também haverá um fórum para os vestibulandos comentarem as provas do fim de semana.

• O resultado será divulgado no dia 10 de novembro, com festa para os calouros na própria PUCPR e edição especial da Gazeta do Povo com a relação dos candidatos aprovados.

Amanhã começa a maratona dos vestibulandos que buscam uma vaga em uma das principais universidades de Curitiba. Ao contrário de anos anteriores, quando quem abria a temporada de provas era a Universidade Federal do Paraná, neste ano a primeira instituição a fazer seu vestibular é a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Com provas amanhã e no domingo, a Católica vai deixar cerca de 14 mil candidatos sem o feriadão de Finados.

Segundo o pró-reitor de Administração, Planejamento e Desenvolvimento da PUCPR, professor Valdecir Cavalheiro, o adiantamento foi decidido por uma questão de administração. "Com o vestibular no fim de novembro, como era até agora, as matrículas dos calouros e dos veteranos coincidiam e sobrecarregavam o nosso pessoal administrativo. O vestibular adiantado permite que os aprovados se matriculem já no fim deste mês e todos possam ser melhor atendidos", justifica. Cavalheiro diz ainda que a PUCPR, ao pesar os prós e contras da mudança, considerou a situação das escolas que ainda não terminaram o conteúdo do terceiro ano do ensino médio. "Essa foi uma das desvantagens do adiantamento e, infelizmente neste ano, as escolas precisaram correr um pouco para fechar a matéria a tempo. Mas estou certo de que no ano que vem será possível fazer um planejamento nas escolas levando em consideração a nossa data do vestibular", acrescenta.

Os vestibulandos disputam, no total, 7.009 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2008 e outras 1.537 vagas para início no segundo semestre – um aumento de quase 8% em relação ao vestibular do ano passado, já que a PUCPR oferecerá 11 novos cursos a partir do ano que vem. Em Curitiba, haverá licenciaturas em Sociologia, História, Física e Química, além dos tecnológicos em Gastronomia e Engenharia de Redes; no câmpus São José dos Pinhais, graduações em Biotecnologia e Engenharia Florestal; e, em Londrina, os novos cursos são Pedagogia e os tecnológicos em Gestão de Varejo e Gestão Pública.

Com as novidades, o número de cursos de graduação da instituição sobe para 62. No entanto, Cavalheiro adianta que, por causa da baixa procura, alguns dos novos cursos não começarão em 2008. "Nesses casos, estamos entrando em contato com cada vestibulando para saber se eles preferem fazer uma nova opção de curso ou receber de volta o dinheiro da inscrição", esclarece o pró-reitor.

Filosofia

A maior novidade para os vestibulandos será a prova de Filosofia, obrigatória para todos os candidatos. A disciplina estreou no vestibular de inverno da PUCPR, realizado no meio do ano. Mas, naquela ocasião, cerca de 1,6 mil candidatos fizeram a prova – apenas 11% do número de vestibulandos deste fim de semana.

A prova terá cinco questões de múltipla escolha. "Embora a Filosofia tenha um caráter especulativo, uma prova que cobra o conhecimento é diferente da atitude filosófica em si, então não vejo incoerência em termos questões objetivas em uma prova de Filosofia", diz o professor Ari Herculano de Souza, que preparou os alunos do curso Dom Bosco para as provas da disciplina. Para ele, que também é diretor do cursinho, o aluno precisa ser lógico, coerente e racional, em vez de decorar nomes.

Embora o programa da prova traga cinco obras, Herculano lembra que também podem ser cobrados conceitos de algumas das grandes áreas da Filosofia, como Ética, Política, Estética e Lógica. "A discussão ética, sobre como conviver em sociedade, é um tema de grande atualidade", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]