No Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Polícia Federal (PF) desarticulou uma quadrilha acusada de contrabandear cigarros do Paraguai para o Brasil. Cinco pessoas foram detidas - sendo três no interior do Paraná e duas em Santa Catarina. A "Operação Tabaco" aconteceu na manhã desta quarta-feira nos dois estados. Duas pessoas estão foragidas.
A investigação que culminou com a prisão dos cinco suspeitos começou em março de 2007 com a detenção de Cristiano Santin Pelinsson. Desde então, a PF apurou que os cigarros eram adquiridos no Paraguai e introduzidos no Brasil pelo lago de Itaipú, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.
Do lago, as caixas de cigarro eram transportadas para depósitos nas cidades de Cascavel e Capitão Leônidas Marques. A partir daí, segundo investigações da PF, eram vendidas para outros intermediários, principalmente, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul - com compradores também em São Paulo e nas mais diversas regiões dos estados do sul do Brasil.
Além das cinco prisões, os agentes cumpriram 11 mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos veículos, documentos, 1.375 pacotes de cigarros paraguaios, encontrados em duas das residências dos envolvidos, além de dinheiro.
No Paraná, a ação policial aconteceu em Cascavel, Itaipulândia, Santa Terezinha do Itaipu e Capitão Leônidas Marques, todas cidades da região Oeste do estado. A PF prendeu José Carlos Naconeski Grzechota em Itapulândia, Ataide Soares Correia, em Capitão Leônidas Marques, e em Barracão, os agentes prenderam Franklin Lopes Fagundes. No estado vizinho, foram detidos Noeli Nedel, na cidade de São Miguel do Oeste, e Gilberto Inácio Klaus, em Guarujá do Sul.
A "Operação Tabaco" foi coordenada pela Delegacia da Polícia Federal de Dionísio Cerqueira, de Santa Catarina, e contou com o apoio das delegacias da PF de Cascavel, Guarapuava, Chapecó (SC) e Lages (SC).
A PF informou ainda que somente neste ano, foram presas oito pessoas acusadas de integrar esta quadrilha: Evantuir Nedel, Evanir Nedel, Evandro Nedel, Valdemar Checatto Pinho, Cleber Krewer, Cláudio Cardoso, Lairton dos Santos e Valdelírio Granja.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião