• Carregando...

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Polícia Federal (PF) desarticulou uma quadrilha acusada de contrabandear cigarros do Paraguai para o Brasil. Cinco pessoas foram detidas - sendo três no interior do Paraná e duas em Santa Catarina. A "Operação Tabaco" aconteceu na manhã desta quarta-feira nos dois estados. Duas pessoas estão foragidas.

A investigação que culminou com a prisão dos cinco suspeitos começou em março de 2007 com a detenção de Cristiano Santin Pelinsson. Desde então, a PF apurou que os cigarros eram adquiridos no Paraguai e introduzidos no Brasil pelo lago de Itaipú, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.

Do lago, as caixas de cigarro eram transportadas para depósitos nas cidades de Cascavel e Capitão Leônidas Marques. A partir daí, segundo investigações da PF, eram vendidas para outros intermediários, principalmente, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul - com compradores também em São Paulo e nas mais diversas regiões dos estados do sul do Brasil.

Além das cinco prisões, os agentes cumpriram 11 mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos veículos, documentos, 1.375 pacotes de cigarros paraguaios, encontrados em duas das residências dos envolvidos, além de dinheiro.

No Paraná, a ação policial aconteceu em Cascavel, Itaipulândia, Santa Terezinha do Itaipu e Capitão Leônidas Marques, todas cidades da região Oeste do estado. A PF prendeu José Carlos Naconeski Grzechota em Itapulândia, Ataide Soares Correia, em Capitão Leônidas Marques, e em Barracão, os agentes prenderam Franklin Lopes Fagundes. No estado vizinho, foram detidos Noeli Nedel, na cidade de São Miguel do Oeste, e Gilberto Inácio Klaus, em Guarujá do Sul.

A "Operação Tabaco" foi coordenada pela Delegacia da Polícia Federal de Dionísio Cerqueira, de Santa Catarina, e contou com o apoio das delegacias da PF de Cascavel, Guarapuava, Chapecó (SC) e Lages (SC).

A PF informou ainda que somente neste ano, foram presas oito pessoas acusadas de integrar esta quadrilha: Evantuir Nedel, Evanir Nedel, Evandro Nedel, Valdemar Checatto Pinho, Cleber Krewer, Cláudio Cardoso, Lairton dos Santos e Valdelírio Granja.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]