• Carregando...

O comércio de São João do Triunfo, no Sudeste do Paraná, teme os efeitos da chuva de granizo que destruiu boa parte da lavoura de fumo da região. Dos 1.500 produtores rurais, mais de 400 perderam a plantação, principal fonte de renda do município que possui pouco mais de 12 mil habitantes.

A chuva aconteceu a menos de 15 dias da colheita. Com o temporal cerca de 20 milhões de mudas foram destruídas. Uma família da região estima que presicará de uns 3 anos para conseguir recuperar o prejuízo.

O jeito agora é esperar o seguro das companhias de cigarro. Porém, os produtores afirmam que o valor da indenização é bem menor que o valor da colheita.

É bom lembrar que, em todo mundo as campanhas contra o hábito de fumar estão sendo intensificadas e também aumentam as recomendações para que os agricultores que plantam fumo mudem de cultura.

Os produtores que tem interesse nisso, podem procurar os escritórios locais da Emater, ou ainda, o Núcleo Regional da Secretaria Estadual de Agricultura. A secretaria tem um estudo sobre as culturas mais indicadas para cada região do estado.

Veja o drama dos agricultores na reportagem em vídeo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]