• Carregando...

O rompimento de uma represa em Matão (a 305 km de São Paulo) na manhã desta quinta-feira (14) gerou a emissão de um alerta do Corpo de Bombeiros para que moradores ribeirinhos deixem suas casas.

A represa do Horto, local turístico que tem 20 mil metros quadrados de lâmina de água, segundo os bombeiros, rompeu por volta das 11h, após dias intensos de chuva no município.

O buraco gerado em uma das “paredes” da represa tem 10 metros de comprimento. Nesta terça-feira (12), o prefeito Chico Dumont (PT) já havia decretado estado de alerta em Matão devido às fortes chuvas.

Ao menos dez famílias deixaram seus imóveis num assentamento que fica no caminho entre a represa e Motuca, cidade vizinha a Matão. A represa fica cerca de 15 quilômetros distante da área urbana, de acordo com a prefeitura. Segundo a Defesa Civil e os bombeiros, não há registro de feridos até o momento.

A água deve atingir dois riachos na região, até chegar ao rio Mogi-Guaçu. Ainda na tarde de hoje, o helicóptero da Polícia Militar deve sobrevoar o local para averiguar possíveis riscos.

“O nosso medo é o volume de água que vai chegar aqui. Já temos problemas em duas pontes, que estão ficando submersas por causa das chuvas, e não sabemos o quanto de água chegará”, disse Ana Mestre, secretária da Administração de Motuca.

A água está passando sobre as pontes que ligam Motuca a Araraquara e Rincão, devido ao volume de chuva dos últimos dois dias.

A prefeitura foi comunicada pela Defesa Civil às 10h53, por e-mail, do risco de rompimento da represa, segundo a secretária, o que se confirmou minutos depois.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]