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Ruas que terão o tráfego de caminhões restrito

Avenida Senador Salgado Filho, Rua Pedro de Toledo, Rua Aluízio Finzetto, Avenida da República, Rua Eduardo Vardenega, Avenida Presidente Wenceslau Braz, Rua Me. Francisco Antonelo, Avenida Brasília, Rua Dante Luiz Jr, Rua Adel Raad, Rua Reinaldo Gusso, Rua Jovina de Oliveira Karan, Rua Ipiranga, Rua Francisco Raitani, Rua André Ferreira Barbosa, Rua Emanoel Voluz, Rua Durval Jungles, Rua Eng. João Bley Filho, Rua Jorge Coleraus Barbosa, Rua Luciano Piuzzi, Rua Cid Marcondes de Albuquerque, Rua Wilson Stadler, Rua Batista da Costa, Rua Hermenegildo Bonat, Rua Arthur Euclides de Moura, Rua José Maria Pinheiro Lima, Rua Ângelo Scaramuza, Rua Francisco Derosso, Rua Antonio Rebelatto, Rua Tetente Olderico Gabardo, Rua Irmã Flávia Borlet, Rua Chanceler Oswaldo Aranha, Rua Frei Henrique de Coimbra, Rua Paulo Setubal, Rua Pres. Pádua Fleury, Rua Prof. João Soares Barcelos, Rua Major Fabriciano do Rego Barros, Rua Canal Belém.

A restrição ao tráfego de caminhões na Linha Verde e em outras 38 ruas da região, em Curitiba, que começaria em março, foi adiada para o dia 1º de julho. A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) estendeu o prazo atendendo solicitação de empresas do setor de cargas, que argumentaram que precisariam de mais tempo para se adequar às exigências da Zona de Tráfego de Cargas (ZTC) Linha Verde. Para os veículos que não precisam passar pela avenida ou entrar em Curitiba, a alternativa é usar os contornos que existem nas rodovias e foram criados com o propósito de desviar o fluxo de caminhões.

A ZTC/Linha Verdefoi criada em novembro de 2010 para adequar o tráfego ao perfil da Linha Verde e melhorar a segurança e fluidez do trânsito. De acordo com a Urbs, o tráfego de caminhões representa 25% do total de veículos que passam pela via e eles estão envolvidos em 35% dos acidentes que ocorrem na Linha Verde. No entendimento da Urbs, apesar de a Linha Verde ter sido construída no trecho urbano da BR-116, a via não é uma rodovia revitalizada, mas sim uma avenida urbana que abriga um eixo de transporte.

Flexibilidade

A restrição ao tráfego pode ser flexibilizada. Empresas que precisem embarcar ou desembarcar cargas em caminhões de maior porte poderão solicitar autorização da Diretoria de Trânsito (Diretran) até mesmo pela internet. A solicitação vai permitir que a Urbs controle o volume de tráfego pesado na via.

Restrições

De acordo com a nova regra, veículos com capacidade de carga de até sete toneladas e sete metros de comprimento terão circulação permitida em qualquer horário. Já os caminhões com mais de 14 metros e carga superior a 14 toneladas só poderão trafegar com autorização, independentemente de horário.

Caminhões com capacidade para 7 a 10 toneladas e com 7 a 10 metros de comprimento terão circulação permitida na Linha Verde de segunda a sexta-feira das 10h às 16h e das 20h às 7h e, nos fins de semana, das 14h de sábado às 7h de segunda-feira.

Para caminhões com carga de 10 a 14 toneladas e de 10 a 14 metros de comprimento, a circulação ficará restrita aos horários entre 20h e 7h, nos dias de semana e das 14h de sábado a 7h de segunda-feira.

Veículos prestadores de serviços de utilidade pública, em serviço e com dispositivos de iluminação intermitente ou rotativa ligados, terão circulação livre, como está previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

Zona Central

Desde 1997, Curitiba restringe o tráfego de caminhões no centro da cidade. Um decreto municipal estabelece horários específicos para carga e descarga, de acordo com a capacidade de carga e comprimento do veículo. Veículos com mais de sete toneladas só podem descarregar entre 19h30 e 8h30 nos dias de semana e entre 13h de sábado e 8h30 de segunda-feira. Entre sete e 14 toneladas o horário é mais restrito: das 19h30 às 7h30 nos dias de semana e das 13h de sábado às 7h30 de segunda-feira. A circulação de caminhões com mais de sete toneladas de carga é proibida em toda a área central nos horários entre 9h e 19h30 nos dias de semana e entre 9h30 e 13h de sábado.

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