• Carregando...
 | Reorodução/
| Foto: Reorodução/

O governador do Paraná, Beto Richa, garantiu nesta quarta-feira (5) que não haverá nenhuma mudança no ensino médio das escolas públicas do Paraná que prejudique os estudantes da rede. A declaração foi dada em um vídeo postado no Facebook nesta tarde – horas depois da manifestação estudantil realizada no Centro de Curitiba. Assista ao vídeo abaixo.

Contrária à proposta de reforma do ensino médio, anunciada pelo governo federal por meio da Medida Provisória 746, a mobilização reuniu cerca de 3 mil pessoas no calçadão da Rua XV, segundo a organização.

De acordo com o governador, as alterações propostas serão debatidas democraticamente e sem imposições. “Em primeiro lugar, vamos debater amplamente com a comunidade escolar, em especial os nossos alunos, as alterações propostas pelo governo federal. Todos serão ouvidos”, disse na gravação.

Richa também reforçou que o diálogo deve ocorrer por meio de 32 seminários a serem realizados nos Núcleos Regionais de Educação (NRE) de todo o Paraná, como já havia sido divulgado nesta terça-feira (4) pela secretária de Estado da Educação, Ana Seres. “Desde já quero garantir que todas as disciplinas serão mantidas. Prestem atenção. Todas as disciplinas oferecidas hoje serão mantidas. É notório que o ensino médio precisa ser modernizado justamente para atender melhor os nossos estudantes. Por isso, vamos juntos construir a nossa reforma”, afirmou o tucano.

Os principais pontos polêmicos da MP 746 englobam a transformação da jornada diária de quatro horas para sete horas, por meio da implantação do ensino em tempo integral, e a flexibilização das disciplinas. A medida possibilitaria que os alunos, a partir do segundo semestre do 2.º ano, optassem por uma área de conhecimento para se aprofundar – Linguagem, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Formação Técnica e Cursos Profissionais.

O texto ainda não foi aprovado pelo Congresso. Caso isso ocorra, as alterações previstas deverão ser feitas de forma gradual, a partir do fim da discussão do currículo comum das escolas (a Base Nacional Comum Curricular), prevista para terminar em 2018 ou 2019. A Medida Provisória já recebeu mais de 500 emendas dos deputados. A votação está prevista para ocorrer em 120 dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]