• Carregando...

A morte de um adolescente de 14 anos na semana passada pode ser o primeiro caso de leptospirose do ano da 15.ª Regional de Saúde do Paraná, que engloba 30 municípios das regiões Norte e Noroeste.

No dia 4 de abril, o rapaz deu entrada no Hospital Municipal de Ivatuba, localizado a 40 quilômetros de Maringá (Noroeste), com fortes dores abdominais, diarréia e febre leve. Inicialmente desconfiou-se de hepatite. Ele foi transferido para o Hospital Universitário de Maringá um dia depois e acabou morrendo na manhã de quinta-feira (6).

Agora, o Hospital de Ivatuba está fazendo exames com a família do adolescente para saber se outras pessoas apresentam os mesmos sintomas. A Secretaria de Saúde abriu procedimento para investigar o caso e enviou na sexta-feira (7) a sorologia para o Laboratório Central de Curitiba (Lacen) para a confirmação da doença. O resultado das análises deve sair até sexta-feira (14).

A leptospirose é uma doença classificada como zoonose, ou seja, que é transmitida pelos animais. Em virtude de sua proximidade, o rato de esgoto é o principal transmissor da leptospirose ao ser humano. O principal meio de contaminação é por meio da urina dos animais.

Leia mais:

Saiba mais sobre a leptospirose

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]