Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Colombo

Secretário diz priorizar escola

Tanto a Escola Especial Santa Gema Galgani quanto a prefeitura de Colombo se mostraram conscientes sobre as más condições do veículo que transporta crianças com deficiência. O secretário de Educação de Colombo, Altair da Silva Leme, explica que o repasse do estado para o transporte escolar cobre aproximadamente 30% do orçamento anual, que bate R$ 1,2 milhão. Nesse contexto, ele contrapõe a precariedade do microônibus usado para o transporte dos alunos com os investimentos feitos na contratação de profissionais para a escola, ressaltando que a equipe de professores e fonoaudiólogos é apta a trabalhar com alunos com necessidades especiais. "Na gestão anterior não havia fonos, por exemplo, e as crianças também não tinham uniforme. Para nós é importante esse tipo de investimento para ter uma instituição de qualidade, melhor do que só um depósito de crianças especiais", declara.

Segundo sua avaliação sobre o caso, a questão do transporte se acentuou porque, quando o microônibus da prefeitura fica parado na oficina, outro veículo terceirizado – e em boas condições – faz o transporte. "Quando o velho retorna, eles acham ruim." Para Altair, isso é um fator psicológico. "Os pais sempre querem que o filho vá em ônibus zerado. Se a mãe embarca o filho em um ônibus novo, ela passa a tarde mais tranqüila, mesmo sem saber como estão as condições na escola", afirma.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Colombo informou que ainda em novembro o microônibus será substituído provisoriamente por duas kombis, informação que não foi confirmada pelo secretário. Altair confirmou, no entanto, que já tramita um pedido de subtituição do microônibus feito pela presidente da escola, mas que só tem chances de ser contemplado em 2009. "Por causa das eleições, não posso afirmar que esse pedido será atendido. Por enquanto, posso apenas garantir a manutenção do veículo e a integridade das crianças que são transportadas nele", conclui o secretário.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.