• Carregando...
Área externa do ginásio foi reformada no ano passado | Divulgação/PMP
Área externa do ginásio foi reformada no ano passado| Foto: Divulgação/PMP

A Universidade Paranaense (Unipar) cancelou as colações de grau marcadas para esta sexta-feira (1) em Paranavaí, no Noroeste do estado. A medida foi tomada porque o local das formaturas, o Ginásio Noroestão, não foi liberado pelo Corpo de Bombeiros.

A medida gerou revolta entre os estudantes, que realizaram um protesto em frente à instituição de ensino. Segundo os formandos, o cancelamento foi informado somente na noite de quinta-feira (31). A cerimônia, que seria realizada no ginásio, marcaria a formatura de 400 universitários e reuniria mais de 3 mil convidados. A Unipar alugou a praça esportiva em agosto do ano passado e alega que a prefeitura não a avisou sobre problemas com a segurança do local. A instituição ainda informou que somente na quarta-feira (30) ficou sabendo que o local não tem aprovação dos bombeiros.

As colações de grau foram transferidas para o anfiteatro da própria universidade. Como o espaço é menor, o número de convidados foi limitado e a turmas colarão grau separadamente entre esta sexta (1º) e sábado (2).

O Noroestão tem mais de 40 anos e foi utilizado para várias formaturas. Segundo a RPC TV Paranavaí, a área externa do ginásio foi reformada no ano passado e o local foi reinaugurado pela prefeitura em dezembro, mesmo sem o aval dos bombeiros.

Segundo o tenente César Perdoncini, do Corpo de Bombeiros, o projeto de segurança e contenção de incêndio do lugar está em andamento, mas ainda não foi aprovado. "Não posso liberar esse evento hoje em virtude desse certificado e dos poucos itens de segurança no local. Não têm condições", disse em entrevista para a RPC TV.

Já a prefeitura alega que mantinha os eventos no ginásio porque o espaço não tinha materiais inflamáveis. De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Márcio Gonçalves, o município determinou a criação de um projeto de adequação do espaço. "Vamos trabalhar para que possamos liberar esse ginásio para a comunidade o mais rápido possível", declarou.

Fiscalização rigorosa

Após a tragédia que causou a morte de mais de 230 pessoas na boate Kiss em Santa Maria (RS), o Corpo de Bombeiros intensificou a fiscalização em casas noturnas e clubes de Paranavaí.

De acordo coma RPC TV, foram encontradas irregularidades na boate Dolce Night, nos clubes Campestre, SPDC (clube japonês), Idade Dourada e o Tênis Clube, que não foram aprovados nas vistorias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]