• Carregando...

As 2 mil Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) existentes em todo o Brasil estão organizando, até segunda-feira, a Semana Nacional do Excepcional 2006. Nas 309 Apaes do Paraná estão sendo realizadas palestras e outras atividades para a conscientização da comunidade.

Realizada ininterruptamente há 42 anos, a Semana deste ano terá como tema "Acessibilidade: um caminho para a inclusão". Na opinião do presidente da Federação das Apaes do Estado do Paraná, Emílio Mudrey, não é possível pensar apenas na questão arquitetônica da acessibilidade. "O que precisamos fazer é incluir as pessoas com deficiência mental em todos os setores da sociedade", diz.

As Apaes do Paraná atendem atualmente 38 mil pessoas com deficiência, com idades entre zero e 60 anos. Segundo Mudrey, todas têm potencialidades a serem exploradas. "Por isso a importância do acompanhamento e atendimento a toda a família desde que a criança é pequena", afirma.

O presidente da federação ressalta que apesar dos avanços conquistados nos últimos anos ainda há uma barreira muito grande para ser quebrada. "É muito difícil a aceitação de pessoas com deficiência mental no mercado de trabalho. A sociedade tem de fazer o acolhimento de maneira natural, não julgar a incapacidade, mas sim as potencialidades dessas pessoas", diz. (TD)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]