Funcionários da UFPR, UTFPR e Ibama fazem manifestação conjunta
Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), antigo Cefet, além dos funcionários dos Ibama realizam uma manifestação nesta terça-feira (5), no centro de Curitiba. Segundo os organizadores, o ato tem o objetivo de defender o serviço público e lembrar a importância do meio ambiente.
Os manifestantes se reúnem em frente à reitoria da UFPR, as 10h30. Além dos servidores técnicos, o ato contará com o apoio dos estudantes e outras categorias do serviço público. Os servidores da UFPR entraram em greve no dia 28 maio e os funcionários da UTFPR aderiram ao movimento nesta segunda. A greve no Ibama está completando quatro semanas.
A visitação ao Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, está normal nesta segunda-feira (4). Os servidores paranaenses do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciaram, na sexta-feira (1), que o parque seria fechado como forma de intensificar a greve iniciada em 7 de maio.
Os grevistas desistiram de interromper o acesso às Cataratas devido ao feriado de quinta-feira (7). Segundo o movimento, o ato prejudicaria as agências de turismo que já haviam vendido pacotes com visitação ao parque. Pelos menos duas mil pessoas visitam diariamente as Cataratas durante esta época do ano.
Os funcionários, porém, afirmam que não vão mais emitir autorização para exportação de madeira pelo Porto de Paranaguá. São analisados 60 pedidos para exportação todos os dias, segundo os grevistas. A decisão vale a partir desta terça-feira (5) e não tem data para terminar.
Os servidores do Ibama em todo país pedem a revogação da Medida Provisória 366/07, que estabelece a divisão do órgão e a criação do Instituto Chico Mendes para responder pelas 288 unidades de conservação ambiental do país.
A categoria está dando prioridade às atividades internas e atendendo somente casos emergenciais. Atualmente, há 150 servidores do Ibama no estado, distribuídos em 11 cidades: Curitiba, Paranaguá, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, União da Vitória, Paranavaí, Loanda, Francisco Beltrão, Guaraqueçaba e Ponta Grossa.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora