• Carregando...

Uma série de três atos públicos está agendada para esta quinta-feira (15), na região central de Curitiba. Haverá desde atos organizados por sindicatos com reivindicações trabalhistas até protestos contra a Copa do Mundo e aulas teóricas sobre os impactos do evento na cidade. Dependendo da adesão que tiverem, os eventos podem prejudicar a locomoção na região.

O Sindicatos dos Motoristas e Cobradores de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) convocou os trabalhadores do transporte coletivo para um ato na Praça Rui Barbosa, a partir das 15 horas. A categoria pretende exigir o fim do desconto de assalto e da dupla função em micro ônibus.

Os itens constam na convenção coletiva de motoristas e cobradores, mas foram objeto de decisão contrária do Tribunal Regional do Trabalho. Com a decisão, o Sindimoc pretende protocolar no Ministério Público uma medida cautelar para retirá-los da convenção.

Um pouco mais tarde, a partir das 17h30, movimentos populares ligados a partidos de esquerda prometem se reunir na Boca Maldita. O evento é semelhante ao que está ocorrendo nas demais cidades sede da Copa do Mundo, mas na quarta-feira ainda não estava programado.

Segundo manifestantes que prometem marcar presença no local, a ideia é sair em passeata pela cidade alertando a população sobre os efeitos negativos dos gastos públicos na Copa.

O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e o Juntos!, um coletivo de partidos de esquerda e movimentos sociais, foram os responsáveis pelos eventos agendados nas demais cidades sede da Copa. Desde às 8 horas da manhã, manifestantes fecharam importantes vias de São Paulo, como a Anhanguera – que liga a Capital a Osasco, e a Radial Leste, no trecho próximo a Arena Corinthians, palco da abertura do evento esportivo.

O Comitê Popular da Copa de Curitiba também agendou um ato para hoje. Trata-se da Aula Prática #copapraquem, que deverá começar às 19h30, também na Boca Maldita. Nesse evento, porém, a ideia é trazer para o centro do debate pessoas que foram afetadas por obras da Copa. Haverá exibição de curtas-metragens sobre o assunto.

De acordo com organizadores, estarão presentes moradores da Vila Torres, afetados pela obra Corredor Aeroporto-Rodoferroviária, e da Vila Nova Costeira, em São José dos Pinhais. Esses últimos temem serem removidos pela obra da terceira pista da rodovia que corta região, prevista para 2018.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]