• Carregando...

A implantação da primeira fase da biometria nos Centros de Formação de Condutores (auto-escolas) tem aumentado a fila para a captação digital das impressões junto ao Detran-PR. O sistema prevê a identificação das impressões digitais do candidato à primeira habilitação, para conferência com a autenticação de presença na sala de aula. Algumas auto-escolas dizem que o processo pode demorar até três horas, mesmo com agendamento, já que a procura para a retirada da primeira habilitação cresceu 68% entre agosto e setembro. Segundo o coordenador da controladoria regional de trânsito do Detran-PR, Erivelto do Carmo, o serviço também deverá ser oferecido aos sábados nos próximos fins de semana.

Antes, eram capturadas quatro digitais, em um sistema mais simples. Hoje, são as dez digitais.

"Mesmo com a ampliação dos pontos de captura de cinco para 12, poderá haver alguma demora por causa da correria imposta pelas próprias auto-escolas", diz. Segundo o coordenador, algumas auto-escolas têm divulgado que a partir de 1º de janeiro de 2009 o aluno deverá fazer mais cinco horas de aula no aprendizado teórico e no prático, o que aumentou a procura. Em agosto, foram 6.146 processos e, em setembro, 10.342 novos pedidos.

Sem problemas

Para o proprietário do CFC Preferencial, Augusto Pilinski, é preciso ter calma em um primeiro momento. "Não dá mais para fazer de conta que a auto-escola dá aula ou faz carteira. O trânsito evoluiu", afirma. No dia 20, foi instalada a primeira turma do centro dentro do novo sistema e até o momento, segundo ele, não houve nenhum problema. O sistema de biometria deverá ser totalmente instalado até o dia 31 de outubro pelo Detran-PR.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]