• Carregando...

A Secretaria de Saúde de Maringá está orientando a população para evitar um surto de meningite. A preocupação se deve ao caso registrado na madrugada de sábado, quando uma auxiliar de enfermagem, internada no hospital na sexta-feira, morreu vítima da meningite meningococcemia.

A Vigilância Epidemiológica da cidade registrou 805 casos e 54 óbitos em função da doença entre 2000 e 2006. Foram registrados 127 casos de meningite em 2004, 155 casos no ano passado e 58 casos neste ano, até esta semana.

A maioria dos casos registrados é do tipo viral, com 505 registros. Do total, dez são de meningococcemia, sendo que cinco resultaram em óbitos. A meningite é uma inflamação das membranas que protegem o sistema nervoso central. Os dois principais tipos são a meningococcemia, que é a infecção do sangue e pode chegar a outras partes do organismo, e a meningocócica – a infecção dos tecidos.

Os casos costumam aumentar em épocas de frio, já que as pessoas tendem a ficar em locais fechados e mais próximas, aumentando as chances de infecção. "O risco está aí e todos podemos pegar qualquer tipo de meningite", diz a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Maringá, Janete Veltrini. "Aos perceber os sintomas, temos procurar um médico".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]