• Carregando...

Uma tentativa de fuga ocorreu no 12º Distrito Policial (DP), no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, na madrugada desta quinta-feira (24). O tumulto começou por volta da 1h30 e seguiu até 4h30, no local que possui cerca de 100 presos, mas tem capacidade para até 50. Foi necessária a atuação da Polícia Militar, do Comando de Operações Especiais (Cope) e da Guarda Municipal para controlar a confusão. Pelo menos dois presos ficaram feridos precisaram ser atendidos por ambulâncias.

Um policial que atuou no caso, mas preferiu não se identificar, relatou que o clima foi de muita tensão durante toda a madrugada. Presos de três celas conseguiram estourar o cadeado e partiram em direção ao local no qual ficam os detentos considerados menos perigosos. O agente acha que a intenção dos rebelados era chegar a essa cela para fazer reféns.

Antes de eles conseguirem avançar, no entanto, reforço foi chamado e uma negociação com os presos que ocupavam um corredor do complexo começou. Apenas depois de uma longa conversa, policiais entraram no presídio e os negociadores conseguiram contornar a situação. Não foi necessário disparar com armas de fogo para retomar o controle do presídio, segundo o mesmo policial.

Ele conta que os detentos estavam com os ânimos muito exaltados e chegaram a promover um quebra-quebra dentro da delegacia. Pelo menos duas celas foram destruídas e precisaram ser esvaziadas nesta manhã. Quando o reforço policial chegou, bombas de efeito moral chegaram a ser utilizadas na tentativa de acalmar os ânimos, o que pode ter sido a causa de dois presos terem sofrido ferimentos leves.

Delegacias interditadas

Nas últimas semanas, o Sindicado das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol) tem bloqueado delegacias para o recebimento de presos transferidos de outros distritos policiais. A reclamação é de que os policiais estão sendo obrigados a trabalhar em funções para as quais não são destinados, como revistar sacolas, fiscalizar presos durante visitas e escoltar detentos.

A carceragem do 12º Distrito Policial, de Santa Felicidade, em Curitiba, foi interditada no dia 11 de outubro e já tinha ocorrido uma tentativa de fuga dos presos no local. No dia 17, 22 presos da delegacia foram transferidos, mas cerca de 100 ainda estão no local, segundo os policiais de plantão no estabelecimento. O local tem capacidade para no máximo 50 presos.

Outro bloqueio do sindicato, ocorreu no último dia 3, na Delegacia de Vigilâncias e Capturas (DVC), no Tarumã, também em Curitiba. No início da semana já não havia mais presos no local, que não tem carceragem, mas tinha detentos colocados em uma cela improvisada embaixo de uma escada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]