• Carregando...

A população dos bairros Roça Grande e Guaraituba, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, não entende porque os seus terminais de ônibus estão prontos desde o ano passado, mas continuam fechados. O Terminal do Roça Grande, concluído há um ano, custou R$ 1,4 milhão e quando funcionar terá capacidade para atender 15 mil usuários, com 11 linhas de ônibus. Já o Terminal do Guaraituba foi concluído há seis meses, mas a população também não pode usá-lo.

Segundo informações da Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), a demora no Roça Grande se deve à construção de uma trincheira na Rodovia da Uva, que já prevê pista dupla. O diretor-presidente da Comec, Alcidino Bittencourt, explicou que as duas obras (terminal e trincheira) começaram na mesma época, mas a licitação da trincheira foi anulada, motivando o atraso. Além disso, alguns donos de imóveis no traçado da obra discutiram na Justiça os valores de indenização, demorando para desocupar a área da obra da trincheira. Mas apesar de todos os transtornos, a Comec demonstra otimismo. Prevê que o Terminal do Roça Grande comece a operar nos próximos 90 dias.

No caso do Terminal do Guaraituba, que também está pronto, a abertura depende do término das obras na Estrada da Ribeira, no trecho urbano entre Curitiba e o bairro Guaraituba. O terminal custou R$ 2,3 milhões e tem capacidade para 30 mil usuários, tendo previstas 17 linhas de ônibus. Segundo a Comec, o terminal também vai funcionar dentro de 90 dias. Mas a Secretaria de Obras do Paraná não é tão otimista e dá previsão para fevereiro de 2008, data da entrega das obras da Estrada da Ribeira, que está sendo ampliada para comportar o fluxo de ônibus do novo terminal.

A obra da Estrada da Ribeira se divide em dois lotes. O Lote 1 (Trevo da Penha, em Curitiba/ Alto Maracanã, em Colombo) está com 17% concluídos. Nesse trecho, o serviço ficou parado por 60 dias – a empreiteira que ganhou a licitação foi substituída, mas a obra ainda não decolou. Já o Lote 2 (Guaraituba/Alto Maracanã) está mais adiantado. A previsão de entrega é para outubro deste ano, e 50% está concluído, segundo o governo do estado. Falta ainda a cobertura, terminar a pista e revitalizar a Rua Arquimedes, que fica ao lado do terminal do Alto Maracanã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]