• Carregando...
A construção da trincheira faz parte da implantação do binário Chile-Guabirotuba | Divulgação/IPPUC
A construção da trincheira faz parte da implantação do binário Chile-Guabirotuba| Foto: Divulgação/IPPUC

O trânsito na Avenida Comendador Franco (a Avenida das Torres) foi alterado, desde as 9h30 esta quinta-feira (1º), por causa do início das obras da trincheira da Rua Chile sob a Comendador Franco. A mudança deve durar três meses. A trincheira vai integrar o binário Chile-Guabirotuba.

Um trecho de 200 metros está interditado, nas proximidades do Palácio Hyogo, no sentido Curitiba-São José dos Pinhais, de acordo com a Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran). Os motoristas circulam por quatro pistas – duas em cada sentido da rodovia. Normalmente os condutores trafegam em seis pistas nos dois sentidos da Avenida das Torres.

Quem segue no sentido Curitiba-São José dos Pinhais, trafega por uma pista construída sobre o canteiro central e por uma das pistas do sentido contrário. Já os motoristas que seguem de São José dos Pinhais para a capital usam duas pistas, sem mudança na rota.

Nessa fase da obra serão colocadas as estacas de sustentação da trincheira. Após a conclusão dessa etapa, terá inicio a escavação da trincheira. Cerca de 30 mil veículos passam a cada hora pela Avenida das Torres nos horários de pico, de acordo com a Diretran.

Obras

O binário da Chile-Guabirotuba vai atingir diretamente 87 mil moradores do Água Verde, Jardim Botânico, Prado Velho e Rebouças, segundo a prefeitura de Curitiba.

Outras obras previstas na região são a construção de uma ponte sobre o Rio Belém, próximo da Rua Josefina Zanier, e uma galeria entre as ruas Imaculada Conceição e Iapó.

Trânsito com o binário concluído

A previsão é de que o binário Chile-Guabirotuba fique pronto em 2011. No sentido bairro-centro o binário começará na Rua Alberto Twardowski até a Chile, nas proximidades do Teatro Paiol. Será possível seguir pelo trecho do binário Chile que já estará implantado ou virar à direita na Conselheiro Laurindo. O sentido único será do Jardim Botânico para o Prado Velho no trecho.

No sentido centro-bairro, o binário funcionará desde o cruzamento da Rua Guabirotuba com a Conselheiro Laurindo até o início da Rua Alberto Twardowski. A Rua Guabirotuba funcionará do Prado Velho em direção ao Jardim Botânico.

Trincheira Avenida Rui Barbosa/Avenida das Torres

Parte das pistas da trincheira entre a Avenida Rui Barbosa e Avenida das Torres serão liberadas nesta quinta-feira (1º), a partir das 14 horas, após 13 meses de obras.

A obra ocorre em duas etapas: na parte superior foram feitas pistas para continuação da Avenida das Torres e na inferior para a continuação da Avenida Rui Barbosa. As faixas que serão liberadas nesta quinta-feira são da parte superior.

O restante da obra será concluído até o fim deste ano, de acordo com a prefeitura de São José dos Pinhais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]