i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Ciência

Transtorno acomete 10% dos que vivem a violência

  • PorDa Redação
  • 22/10/2008 21:01

Uma em cada dez pessoas que no último ano sofreu episódios de violência que pôs em risco suas vidas apresenta os sinais de transtorno de estresse pós-traumático na cidade de São Paulo. O número vem do primeiro levantamento sobre a ocorrência do problema realizado no país.

Coordenado pelo psiquiatra Jair de Jesus Mari, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o estudo se baseou na avaliação de 2.530 moradores da capital e foi apresentado em junho no 1º Simpósio Internacional sobre Violência e Saúde Mental.

O estresse pós-traumático acomete pessoas que sofreram ou testemunharam situações violentas. Ele é caracterizado por problemas emocionais que as impedem de seguir com a vida normal.

Quando os pesquisadores ampliaram o período analisado para a vida toda, a ocorrência de estresse pós-traumático mais que dobrou: 26% dos paulistanos apresentaram sinais compatíveis ao problema emocional disparado pela violência. Em países que recentemente passaram por guerras ou conflitos armados internos como Argélia, Camboja e Etiópia, a taxa de estresse pós-traumático na população é, respectivamente, 37%, 28%, 16%.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.