• Carregando...

Um tripulante do navio MSC Armonia está internado em uma Unidade de Saúde de Curitiba com problemas respiratórios. Uma mulher que trabalhava neste navio morreu no dia 17 de fevereiro, em Santos, com sintomas de gripe e outras dez pessoas estão internadas com suspeita da doença. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já vistoriou o navio, que pertence à MSC Cruzeiro e estava ancorado no Porto de Santos, no litoral paulista, e liberou a embarcação. O cruzeiro, que tem cerca de 2 mil pessoas a bordo, faz um tour pela América do Sul, com passagens pela Argentina e Uruguai.

Segundo a Secretaria de Saúde de Curitiba, o homem está internado na Unidade de Saúde do Hauer e já passou por uma bateria de exames. A suspeita é de que ele possa ter contraído gripe do tipo B, assim como a tripulante do navio Fabiana dos Santos, de 30 anos, que morreu em virtude da doença. A secretaria informa que o quadro do paciente é estável e o resultado dos exames deve ficar pronto em até cinco dias. Enquanto isso, o homem é tratado preventivamente com Tamiflu.

Casos

O navio está sendo monitorado pela Anvisa e Ministério da Saúde desde meados do mês de fevereiro, após a morte de uma tripulante por Influenza B. O transatlântico está sob a suspeita de um surto de gripe tipo B. Segundo a Anvisa, na última vistoria, realizada na terça-feira (28), os passageiros que apresentaram algum sintoma da doença foram medicados dentro do navio. Os que não demonstram nenhum sinal de infecção foram liberados e aguardaram até a noite para reembarcarem.

A tripulante que morreu no dia 17 de fevereiro estava internada no Hospital Ana Costa, em Santos, desde o dia 15, quando desembarcou do MSC Armonia com sintomas de gripe. No mesmo dia em que ela morreu, mais cinco tripulantes deram entrada no mesmo hospital, com sintomas semelhantes. No último dia 18, mais dois tripulantes e três passageiros foram internados. Segundo o hospital, todos os demais pacientes tiveram alta até o dia 20. Apenas Fabiana apresentou complicações.

Os exames preliminares de todos os pacientes detectaram a presença do vírus influenza B e estão sendo realizados novos exames para diagnosticar a causa da morte de Fabiana. Segundo a MSC Cruzeiros, a embarcação já havia passado por uma inspeção da Anvisa no dia 18, quando não foi constatado nenhum risco para a saúde de hóspedes e tripulantes. A empresa informa ainda que o navio passou por novas inspeções quando ancorou no Uruguai e na Argentina. No primeiro país, sete tripulantes passaram por um hospital de Montevidéu para observação por apresentarem sintomas de gripe, como coriza e tosse, mas tiveram alta em seguida. Na Argentina, o navio foi rapidamente liberado.

A Anvisa informa que acompanhou o desembarque de passageiros no Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, onde o navio fez uma nova parada no domingo, 26. Em nota, a MSC Cruzeiros declarou que segue "rigorosamente todas as normas internacionais da Organização Marítima Internacional, do Ministério do Trabalho, da Anvisa e demais autoridades locais. Todas as embarcações estão de acordo com regras e padrões de funcionamento e operação mundiais, além de seguir todas as exigências das agências reguladoras dos países em que operam".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]