• Carregando...

Os 11.553 candidatos que tiveram as suas provas canceladas por causa da queda da energia elétrica durante a primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vão refazer o exame no dia 1.º de dezembro, uma sexta-feira. A data foi divulgada ontem pelo reitor Carlos Augusto Moreira Júnior, depois de dois dias de reuniões com representantes de outras instituições de ensino superior que têm vestibulares programados para as próximas semanas.

No total, alunos de cinco locais de provas foram prejudicados pelo temporal do último domingo. O prejuízo logístico estimado pela universidade com o cancelamento e reorganização é de R$ 500 mil. Vestibulandos de 19 habilitações terão de fazer novamente a prova, que terá início às 14 horas. Os portões serão abertos às 13 horas e fechados às 13h30.

De acordo com Moreira, essa foi a única solução logisticamente possível e que não prejudicasse os candidatos que participarão de outros vestibulares. "Nos dias 25 e 26 seria impossível pela logística da organização. Nos dias 10 e 11 de dezembro (data prevista para a segunda fase da UFPR) também, porque não tem como misturar provas discursivas com múltipla escolha. E no final de semana de 2 e 3 de dezembro, haveria conflito com o vestibular de outras instituições", explicou Moreira Júnior. No primeiro fim de semana de dezembro serão realizadas as provas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdades Integradas Curitiba, Dom Bosco, Universidade Tuiuti do Paraná, Faculdades Espírita e Opet.

Os alunos que não compareceram ao local de provas e não participaram do processo de identificação no último dia 19 não terão direito a refazer a prova. "Estes candidatos não conseguirão imprimir o novo comprovante de ensalamento, o que é a nossa garantia", afirmou a coordenadora do processo seletivo, Maria Cleusa Henklein.

Os procedimentos adotados pelos alunos devem ser os mesmos do primeiro exame. Os candidatos precisam trazer um documento de identidade com foto e o comprovante de ensalamento, que estará disponível no site da UFPR (www.nc.ufpr.br) a partir da próxima sexta-feira. De acordo com o reitor, ainda não estão definidos os locais de prova, mas a tendência é que a maioria dos candidatos realize o novo exame em salas da própria universidade. "Vamos desalojar o pessoal de alguns locais para que os espaços possam ser utilizados", disse o reitor.

As universidades que terão processos seletivos nas próximas semanas disponibilizaram suas estruturas para a realização da prova. Só na sede Chile das Faculdades Integradas Curitiba, 3,6 mil candidatos poderiam fazer a prova, afirmou o diretor geral da instituição, Ubiratan de Mattos. "Ninguém pode ser responsabilizado pelo que aconteceu. Precisamos pensar nas pessoas e no estresse que esses alunos estão passando", afirmou.

"Estamos com um problema de regularização do calendário por causa de greves que aconteceram, mas se for possível cederemos espaço físico para a realização do vestibular da UFPR", disse o vice-reitor da UTFPR, João Luiz Kovaleski.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]