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Terminal do Guaraituba deve receber 30 mil passeiros por dia, parte deles vindos do Terminal Alto Maracanã | Albari Rosa - Gazeta do Povo
Terminal do Guaraituba deve receber 30 mil passeiros por dia, parte deles vindos do Terminal Alto Maracanã| Foto: Albari Rosa - Gazeta do Povo

Depois de quase sete meses de indefinição e de muitos transtornos para os usuários do transporte coletivo em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, foi definida, nesta segunda-feira (27), a data para a entrada em funcionamento do Terminal Guaraituba. A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e a Urbanização de Curitiba (Urbs) assinaram um termo de compromisso com o Ministério Público Federal (MPF) e se comprometeram de que até 29 de novembro os ônibus estarão circulando pelo terminal.

O documento, assinado pelo presidente em exercício da Urbs, Edmundo Rodrigues da Veiga Neto, e pela diretora-presidente da Comec, Maria Letízia Abbate Fiala, apresenta uma relação com os pontos que ainda faltam para o fim do projeto, como o cronograma de execução. Todas as adaptações devem ser feitas pela Comec até o dia 10 de novembro. Entre as medidas necessárias estão a instalação de placas de orientação das linhas, mudança em plataformas de embarque e adequação do semáforo na saída do terminal. Já a Urbs ficou responsável por colocar em operação o Terminal do Guaraituba até a data acorda entre os órgãos.

No mesmo documento igualmente foram previstas as medidas necessárias para o pleno funcionamento do terminal Maracanã, também em Colombo. O terminal encontra-se em obras de reforma e ampliação para a melhoria do atendimento aos usuários há dois anos. Até o dia 10, a Comec tem de finalizar a execução da tela do muro nos fundos do terminal e das obras da pista dos acessos dos ônibus; implantar mais uma guarita, gradil e catraca no acesso ao terminal pela Rua José Anchieta, instalar catracas de saída do terminal pela Rua Abel Scuissiato, além de outras medidas.

O impasse entre Urbs e Comec começou a ser resolvido depois que a Procuradora da República Antonia Lélia Neves Sanches decidiu investigar o abandono do terminal, construído com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Guaraituba tem capacidade para atender 40 mil passageiros por dia e deve absorver parte do movimento do Terminal Alto Maracanã.

A primeira reunião entre o MPF e os dois órgãos, responsáveis pelo construção e funcionamento do terminal, aconteceu no dia 15 deste mês. No encontro foi definido que a Comec repassaria R$ 6 milhões para a Urbs investir no terminal do Cabral, que será impactado com o início das operações no Guaraituba. Com isso, a Urbs fica responsável pela operação do transporte coletivo do terminal da região metropolitana.

Um segundo encontro aconteceu na quinta-feira (22) e, segundo o MPF, a Comec e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), responsável pelo projeto de reforma do terminal do Cabral, tem até quinta-feira (30) para estabelecer os pontos necessários para a licitação e contratação das obras de reforma do terminal. O custo será proveniente do financiamento contratado pelo estado do Paraná junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para o Programa de Integração de Transporte (PIT).

Terminal Roça Grande

Agora, o MPF vai apurar o não funcionamento do terminal Roça Grande, também em Colombo. O órgão requisitou nesta segunda-feira da Urbs e da Comec, responsáveis pela construção e operacionalização dos terminais construídos, informações sobre o real motivo de a obra, que se encontra totalmente concluída, ainda não estar em operação. O prazo para resposta é de cinco dias.

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