• Carregando...

Corte repentino causa apenas oscilação da tensão no PR

Segundo a Copel, o Paraná e os dois outros estados do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sofreram apenas uma "oscilação de tensão", causada por um aumento repentino na carga seguido de uma queda de tensão. As informações são da Central de Operações da Geração, que monitora a distribuição de energia elétrica na região. De acordo com a assessoria de imprensa da Copel, a situação causou instabilidade e cada cidade sentiu a falta de energia de uma forma diferente. Contudo, não houve corte prolongado.

Leia a matéria completa

Apagão é similar ao maior já registrado no país

O apagão da noite de ontem e da madrugada de hoje, em nove estados e no Distrito Federal, já pode ser considerado um dos maiores da história do Brasil. Na dimensão territorial atingida, se aproxima daquele que é considerado o maior blecaute já registrado no país, que ocorreu em 11 de março de 1999. O apagão de 99 chegou a afetar cerca de 70% do território nacional, em dez estados e no Distrito Federal, além de partes do Paraguai. Cerca de 76 milhões de pessoas ficaram sem luz por pouco mais de cinco horas na virada do dia 11 para o dia 12 de março daquele ano.

Leia a matéria completa

Falta de "backup" espanta especialistas

Especialistas estranharam a falta da entrada em funcionamento de um plano de "backup" da energia na noite de ontem. O "desligamento" de Itaipu deveria causar um apagão por apenas alguns minutos, afirmam eles – tempo suficiente para que as termoelétricas começassem a operar. "Um apagão dessa duração é algo inédito no país. Com esse tempo de queda de energia, as térmicas já deveriam ter entrado em funcionamento", afirma Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Leia a matéria completa

A Usina de Itaipu voltou a operar em condições de normalidade às 6 horas da manhã desta quarta-feira, 11. Neste momento, 18 unidades geradoras estão em funcionamento: 9 unidades geradoras de 60 Hz e 9 unidades geradoras de 50 Hz.

Uma tempestade que teria atingido linhas de transmissão de Furnas Centrais Elétricas, entre Ivaiporã, Norte do Paraná, e Tijuco Preto, no interior de São Paulo, causou o apagão em nove estados e no Distrito Federal na noite desta terça-feira (10). As linhas afetadas levavam para todo o país energia da Usina de Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu – a segunda maior do mundo. A falha ocasionou o desligamento total da hidrelétrica, responsável por 20% da energia consumida no Brasil. A partir de 22h13, o blecaute foi notado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Mato Grossso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal. A luz recomeçou a ser transmitida no início da madrugada desta quarta.

O Brasil recebe agora 9.800 MW de energia produzida por Itaipu. Somando os 650 MW de energia transmitidos para o Paraguai, a usina produz ao todo 10.450 MW.

Conforme a hidrelétrica, a totalidade da produção das máquinas de 60 Hz - de 5.300 MW - abastece o Sistema de Transmissão de Furnas. Já do total de produção das máquinas de 50 Hz, 4.500 MW atendem o Sistema de Transmissão de Furnas e 650 MW vão para o Sistema de Transmissão da Administración Nacional de Eletricidad (Ande), do Paraguai. Uma unidade de 60 Hz está em manutenção programada e uma de 50 Hz, em "stand by".

Sem causa definida

A causa do apagão ainda não foi identificada, mas o Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou em entrevista coletiva que é provável que "problemas atmosféricos" como uma "grande tempestade" tenham causado a queda de energia.

De acordo com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, em entrevista à Gazeta do Povo, uma das possibilidades era a queda de todas as linhas de transmissão da usina. "Itaipu tem cinco linhas de transmissão. Às vezes, cai uma. Mas dessa vez parece que podem ter caído todas ao mesmo tempo, por causa do vento", disse ele.

Segundo Samek, a usina é programada para desligar as turbinas quando ocorre a queda das linhas. "Cada linha desliga a turbina correspondente. Se caírem todas, para a usina", disse. Para o diretor, embora essa fosse uma hipótese provável, ele preferia acreditar em um problema em uma das três subestações, já que a solução seria mais simples e mais rápida.Em entrevista à tevê, depois de falar com a Gazeta do Povo, Samek disse que o problema definitivamente não era de geração, e sim de transmissão. Também pouco depois da meia- noite, Lobão disse que Itaipu havia sido reenergizada e que faltava resolver o problema da transmissão.

Energia restabelecida

Na região Sudeste, mais afetada do problema, o fornecimento de energia foi restabelecido durante a madrugada. O abastecimento de energia elétrica na cidade de São Paulo já funciona normalmente, conforme a AES Eletropaulo. A Assessoria de Imprensa da empresa não soube informar o horário em que o fornecimento foi totalmente restabelecido, mas afirmou que pouco antes das 3 horas desta quarta-feira 60% da energia já havia sido religada. O religamento foi feito aos poucos, à medida que a AES Eletropaulo recebia a carga.

Nos municípios de Belo Horizonte, em Minas, e as cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Piracicaba, São José dos Campos e parte da Baixada Santista já tinham energia por volta das 3 horas.

Você enfrentou problemas com o apagão? Envie o seu relato

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]