• Carregando...

No Paraná, 242 ligações interestaduais e nove internacionais estão funcionando sem licitação. O mesmo vale para o transporte intermunicipal. A última licitação do estado acon­­­teceu na década de 1950. São 508 ligações operadas por 52 empresas, totalizando 697 linhas. A falta de licitação prejudica o usuário ao limitar a competição entre as empresas, favorecendo a precariedade do serviço prestado. Das ligações entre as cidades paranaenses e as de outros estados e países, 78% são operadas por uma única empresa. A ANTT pretende alcançar 56% com a licitação. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão regulador de transportes viários no estado, não tem o número para as linhas intermunicipais.

Engana-se quem pensa que as rotas feitas por apenas uma companhia ligam cidades pequenas ou mesmo um centro mais denso com municípios menores. A única linha entre Curitiba e Sorocaba, cidade com 560 mil habitantes no interior de São Paulo, é uma prova em contrário. O militar Gustavo Nespoli, de 24 anos, vem e volta para cidade paulista pelo menos uma vez ao mês, e está incomodado com a situação que logo rotula: "É monopólio".

Nespoli mora em Curitiba, mas tem família por lá e, na sua visão, a maior consequência do atual cenário é a falta de horários. "São muito espaçados e se você quiser ir mais rápido tem de ir até Campinas e de lá pegaroutro ônibus. Já cheguei a fazer isso uma vez, quando tive uma folga curta e não queria perdê-la esperando", relata. O mesmo acontece com a rota entre Curitiba e Chapecó, mu­­nicípio catarinense do tamanho de Guarapuava, com 165 mil habitantes.

O montador Marcos Antônio de Oliveira não tem dúvida: "Seria melhor se tivesse alguma opção, se eu ao menos pudesse escolher", imagina. Marcos mora na capital paranaense, mas tem de se deslocar para o interior do estado vizinho pelo menos uma vez ao mês, a trabalho. "Faltam horários de ônibus, são muito poucos. Além disso, algumas vezes que viajei o ônibus quebrou e demorou para consertar. Isso já é o suficiente para que eu quisesse trocar de empresa", analisa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]