• Carregando...

A partir das 15h47 da próxima segunda-feira (21) começa a estação mais quente do ano no país. A tendência é que o verão chegue aos paranaenses com as características que diferem o período das demais estações do ano: calor e pancadas de chuva rápidas e localizadas no final do dia. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, o fenômeno El Niño, que provocou muita chuva no estado durante a primavera, vai continuar exercendo influência no clima.

O El Niño é uma mudança no ciclo climático natural que ocorre quando há o aquecimento das águas do Oceano Pacífico. "O El Niño vai continuar influenciando até a metade do verão. Ou seja, até o final de janeiro vão ocorrer chuvas um pouco acima da média", afirmou o meteorologista Lizandro Jacobsen do Simepar. Jacobsen lembrou que o verão e á estação que mais chove no Paraná.

As temperaturas máximas devem ficar dentro da média. "As mínimas podem ficar 1 ou 2 graus acima da média, por causa das chuvas", explicou. O verão irá até março. No Litoral as temperaturas máximas ficarão um pouco acima dos 30ºC. Em Curitiba os termômetros oscilarão na casa dos 28ºC durante o verão. No Norte e no Oeste os moradores enfrentarão temperaturas acima dos 30ºC.

Fim da primavera

A última semana da primavera será com tempo nublado e com previsão de chuvas. "De quarta até sexta-feira (16 a 18) há possibilidade de chuvas no estado inteiro. Para o fim de semana o tempo começará nublado e depois limpará", explicou Lizandro Jacobsen.

Na quarta-feira (16) o sol aparecerá entre nuvens pela manhã e há possibilidade de chuvas em todo o estado durante a tarde. Em Curitiba as temperaturas vão variar entre 16ºC e 27ºC. No Litoral a máxima vai alcançar os 30ºC. O calor será mais intenso no Oeste e Noroeste, com temperaturas na casa dos 33ºC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]