• Carregando...
Pelo terceiro dia seguido, calor bate recorde da temporada no Litoral do Paraná | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Pelo terceiro dia seguido, calor bate recorde da temporada no Litoral do Paraná| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Em todo o Paraná as temperaturas estão acima dos 30°C. Já nas praias do estado estão próximas dos 40°C na tarde desta quinta-feira (4). Às 14 horas, o Instituto Tecnológico Simepar registrou 38,8°C em Morretes, superando em 0,3°C a maior temperatura da temporada na região pelo terceiro dia seguido. Na quarta-feira (3), a máxima foi de 38,5°C em Antonina . E as temperaturas podem continuar subindo nesta tarde.

O sol e o céu com poucas nuvens atrairam muitos veranistas para as areias, que não se afastaram nem mesmo nos horários mais quentes. A farmacêutica bioquímica Rosyannne Monteiro, de Curitiba, chegou à Praia Brava de Caiobá às 8h30 da manhã desta quinta-feira. No início da tarde ela e a mãe, a professsora aposentada Esmeralda Monteiro, continuavam na areia sem hora para ir embora. "Estamos há um mês na praia, e agora que o verão começou para valer, temos de aproveitar", disse Rosyanne.

A areia quente e o clima abafado colaboram para deixar a sensação de um clima ainda mais quente. Em Guaratuba, a temperatura era de 32,8°C, por volta das 14 horas, mas a sensação térmica era de 44°C, informou a técnica em meteorologia do Simepar Vanessa D'Ávila. "Esse calor forte e contínuo é comum nessa época do ano, pela permanência de massas de ar quente sobre o Paraná. É possível que haja pancadas de chuvas em áreas isoladas do litoral, mas sem derrubar as temperaturas", disse.

Para suportar tanto calor, fala Rosyanne, a reidratração tem sido fundamental. "Temos tomado muita água. Para a pele, muito protetor solar". Fora da areia, o ventilador tornou-se item obrigatório nas casas de veraneio. "Até à noite deixamos ele ligado", conta Esmeralda.

Interatividade

E você, leitor, o que está fazendo para suportar tanto calor? Deixe seu comentário abaixo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]