Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Viagem

Da infância à adolescência

Ilha do Mel: última parada antes de terminar a rota, que percorreu 35 mil milhas | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Ilha do Mel: última parada antes de terminar a rota, que percorreu 35 mil milhas (Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo)

Se para os pais a viagem foi a realização de um sonho, para os três adolescentes foi uma experiência incomparável. Lygia, Giovanna e Ricardinho – de 17, 16 e 14 anos – podem se orgulhar de não conhecerem o mundo apenas pelos livros. Após os três anos de viagem ao redor do planeta, os filhos da família Portela voltaram completamente diferentes ao Brasil.

Para Lygia, a mais velha, o último ano foi dedicado à preparação para o vestibular, ainda dentro do Bravo. Com isto, ela conseguiu passar na primeira fase do concurso para Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – ela teve de retornar a Curitiba antes da chegada do barco, para realizar as provas. Mas mesmo com as dificuldades, não há arrependimentos. "Eu conheci o mundo pelos meus olhos e não pelos olhos dos outros."

Considerada a mais criativa a bordo, Giovanna conta que a mudança foi drástica nos primeiros seis meses, em razão da ausência das amigas. A adolescente lembra que antes tinha uma vida que hoje não a atrai tanto. "A gente cresceu bastante. Antes de sair eu só queria ficar na internet, passear no shopping. Hoje nem ligo mais para isso."

Já Ricardinho, que saiu do Brasil com apenas 11 anos, agora cozinha e até faz pão, além de ter virado um bom pescador, tendo no currículo um merlin azul de dois metros de comprimento. "Na Indonésia não queriam deixar ele ir embora. Arranjaram até uma noiva", relata a mãe. "Agora eu quero fazer outra volta ao mundo, conhecer outras culturas", promete o caçula, revelando um desejo de todos eles.

Apesar de tantas mudanças, o estudo sempre foi uma prioridade. Por causa dos Portela, uma escola de Curitiba criou um sistema de ensino a distância. Mas sem poder contar com a internet o tempo todo, muitos livros abarrotaram o Bravo. "O barco subiu dez centímetros depois que tiramos todos eles", disse Cláudia, que agora se prepara para escrever o seu livro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.