• Carregando...

O Corpo de Bombeiros registrou quatro mortes por afogamento nas praias do Paraná no feriado prolongado de ano-novo: duas em Guaratuba, uma em Caiobá e uma em Pontal do Paraná. O número é 75% maior do que o registrado no mesmo período em 2009, quando houve apenas uma morte. Os da­­dos também superam a semana de Natal, que teve três óbitos. Do dia 31 até as 13 horas de ontem, os bombeiros fizeram 131 resgates no mar e 15 mil advertências para evitar afogamentos. Desde o início da temporada, em 19 de dezembro, sete pessoas morreram afogadas no Litoral.

Um oitavo corpo – em estado de decomposição avançada – foi encontrado por um pescador na manhã de ontem, perto do Bal­­neário Coroados, em Gua­­ratuba. De acordo com os bombeiros, não havia solicitação de busca nem aviso de desaparecimento. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Paranaguá para identificação.

O perfil das vítimas é o que mais preocupa os guarda-vidas: rapazes jovens, desacompanhados dos pais e que cometem imprudências no mar. Para o tenente Leonardo Mendes dos Santos, relações públicas do Corpo de Bombeiros, os jovens de até 21 anos são os que mais se arriscam "A taxa de mortalidade entre os jovens do sexo masculino é muito mais alta do que a de outros públicos", diz o tenente.

Na noite de 31 de dezembro, por volta das 22 horas, o curitibano Eduardo Paulino de Lima, 17, se afogou ao entrar no mar na Praia Central, em Guaratuba. O corpo foi localizado sábado, na Ilha dos Ra­­tos, próximo à rota do ferry boat. Na manhã de sexta-feira, entre os balneários de Coroados e de Mar Doce, em Guaratuba, Samuel da Silva Fernandes, 21, morador de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, se afogou ao entrar no mar após uma partida de futebol. O corpo foi encontrado sábado, perto do Morro do Cristo. No fim da tarde de sexta-feira, o adolescente Robert Luiz Santana, 14 anos, de Ponta Grossa, desapareceu ao nadar com os amigos na Prainha, em Caiobá. O corpo foi encontrado ontem, perto do ferry boat.

Ainda no fim da tarde do dia 1.º, outros dois casos de afogamentos em Pontal do Paraná. Por volta das 17 horas, Wellysson Araújo Silva, 14 anos, e o irmão, Felipe Araújo Silva, 10, foram levados pela correnteza em Pontal do Sul. Eles foram retirados do mar pelos guarda-vidas, mas Wellysson morreu no helicóptero a caminho do hospital em Paranaguá. Felipe não corre risco de morte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]