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Ilha se prepara a lotação máxima do carnaval com novas regras de abastecimento | Giuliano Gomes/Gazeta do Povo
Ilha se prepara a lotação máxima do carnaval com novas regras de abastecimento| Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo

A Ilha do Mel prepara o abastecimento de água para receber os turistas no Carnaval, quando o local deve voltar a ter lotação máxima – que é de cinco mil turistas e aproximadamente 1,2 mil moradores e veranistas. Nesta segunda-feira (11) a Companhia de Água e Esgoto de Paranaguá (Cagepar) instalou registros na ilha para que seja possível dividi-la em quatro áreas. Por esse motivo o fornecimento foi cortado entre 8 horas e 10h30.

De acordo com o diretor-presidente da Cagepar, Edson Pedro da Veiga, esse sistema permitirá que não haja falta de água na ilha, uma vez que a água será distribuída aos quatro lotes. Ficou definido que o primeiro lote será parte de Nova Brasília e a região da Fortaleza; o segundo será composto pela outra parte de Nova Brasília; já do terceiro fará parte a área do Farol; e a quarta será a Praia Grande.

Veiga explica que o tempo do abastecimento em cada lote não será igual. Será feito um estudo sobre a divisão, para que a água seja distribuída de acordo com a demanda de cada espaço. "Não queremos privilegiar ninguém. Trata-se de uma questão logística, que dependerá da distância de cada região dos reservatórios e da quantidade de pessoas que será preciso abastecer em cada lote", afirma Veiga.

Segundo ele, normalmente, há maior fluxo de pessoas no Farol e em Nova Brasília, por isso essas regiões deverão ser abastecidas por um período maior, sendo que o inverso poderá acontecer na região da Fortaleza. Já a Praia Grande é a que necessita de menor pressão, e por isso também pode ser abastecida por um tempo mais curto, visto que as caixas d’água ficam cheias rapidamente.

De acordo com Veiga, também não houve falta de água no fim de semana por causa da grande quantidade de chuva que caiu na semana passada na Ilha do Mel. Dessa forma, não há previsão de racionamento para esta semana. Havia a previsão de um rodízio no fornecimento de água entre setores da Ilha. "Se até sexta-feira chover forte mais um dia, ao menos, garantiremos o fornecimento para a próxima semana", diz.

Qualidade da água

O diretor-presidente da Cagepar salienta que o abastecimento está normal na ilha e que não há problemas com a qualidade da água. "Estamos distribuindo um produto de qualidade: cristalino, clorado e fluorado", argumenta.

Ele alerta que as pessoas que têm poços artesianos precisam ter cuidado com a qualidade da água. Isso porque a água tratada da Cagepar pode se misturar com a água do poço, e essa última pode conter impurezas. "Água do poço tem muito ferro e isso pode deixar a água que sai da torneira amarelada", explica. Dessa forma, Veiga orienta que o ideal é que águas de origens diferentes sejam separadas.

E para saber, realmente, se o problema não é com a água fornecida pela Cagepar, o veranista deve checar a coloração da água que sai do registro da rua. "Até esse ponto é de responsabilidade da Cagepar. Depois não é possível saber se o problema não é com o poço ou com o encanamento do imóvel", argumenta.

Os moradores, veranistas e turistas que tiverem dúvidas relacionadas ao abastecimento na Ilha do Mel podem ligar para a Cagepar - (41) 3423-1713.

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