• Carregando...
Folia no fim do mês e volta às aulas seriam as principais causas da queda no comércio | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Folia no fim do mês e volta às aulas seriam as principais causas da queda no comércio| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Apesar do número maior de turistas no carnaval deste ano, o movimento da economia do Litoral no feriado foi menor do que em 2008. Estimativa da Polícia Militar aponta que 800 mil pessoas. passaram pelas praias do Paraná, enquanto que no ano passado foram 712 mil - aumento de 12,3%. Entretanto, a queda registrada no movimento do comércio foi de 20%, tendo girado aproximadamente R$ 150 milhões, segundo a Associação de Hotéis, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral Paranaense (Asindilitoral).

A explicação da queda, aponta o presidente do Asindilitoral, José Carlos Chicarelli, estaria no fato de que o carnaval deste ano ocorreu no fim do mês de fevereiro e já com as aulas em andamento, o que forçou muitos pais a gastarem dinheiro com material escolar.

Na Ilha do Mel, destino preferido de muitos turistas, a lotação também não atingiu o nível máximo, fechando em torno de 4 mil pessoas - a capaciade máxima da ilha é de 5 mil pessoas. De acordo com a Associação do Comércio e Turismo da Ilha do Mel, a grande maioria das pousadas na Praia do Farol, uma das principais da região, ficou com sobra de leitos. "Reparamos que houve até 60% de ocupação e normalmente no carnaval temos sobras é de apenas 5% dos leitos", diz o diretor presidente da associação, Carlos Cesar de Paula Guinata.

Para tentar driblar a situação, as pousadas negociaram diárias de uma ou duas noites, ao invés de fechar pacote para todos os dias do carnaval.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]