i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Litoral

Projeto Caiçara busca valorização da cultura local e do meio ambiente

Projeto, que foi lançado na quarta-feira, vai funcionar no Parque do Perequê, em Pontal do Sul

  • PorGazeta do Povo
  • 11/02/2010 12:58

A valorização da cultura caiçara e a preservação do meio ambiente são os objetivos do Projeto Caiçara lançado na quarta-feira (10), em Pontal do Sul. O projeto funcionará no Parque do Perequê, localizado ao lado do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Quem for conhecer o Projeto Caiçara poderá visitar uma exposição de animais marinhos do Litoral do estado, fazer trilhas no mangue e na restinga e assistir palestras sobre o tema. Além disso, os professores do CEM, pescadores e artesãos irão ministrar oficinas sobre observação de aves, identificação de tartarugas, identificação de golfinhos, manguezais, histórias de pescador e arte com sucata.

"O Projeto Caiçara busca a valorização dos costumes locais, visa resgatar a identidade do povo caiçara, promove a inserção da comunidade no seu ambiente, além de trazer novas opções de lazer para a população", disse o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, em entrevista à Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do estado.

Além das atividades citadas anteriormente, o projeto transformará resíduos orgânicos em fertilizantes naturais – processo denominado como compostagem. Os pontos de coleta do material orgânico serão instalados em locais de grande concentração de pessoas. A seguir, o projeto disponibilizará húmus produzido a partir dos resíduos, para a utilização em hortas e também em jardins.

O Projeto Caiçara é organizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e pela Organização Não-Governamental Mar Brasil, e conta com o apoio do CEM da UFPR.

Série Ambiental

Seis livros infanto-juvenis com histórias relacionadas ao Litoral e à conscientização ambiental também serão lançados pelo projeto. O público alvo são crianças de nove a 12 anos.

As personagens são animais que contam histórias sobre os locais em que vivem. O boto cinza trata da história da baía, enquanto que o caranguejo Uçá conta a história do mangue. Além disso, o caranguejo marinha farinha ensina a história da praia, a Coruja Buraqueira trata da história da restinga e o papagaio da cara roxa aborda a questão mata atlântica e sobre as ilhas, o peixe Mero.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.