• Carregando...
 | Hedeson Alves / Gazeta do Povo
| Foto: Hedeson Alves / Gazeta do Povo

E os cuidados vão além

- Evite usar elásticos – que puxam e podem arrebentar os fios – ou prefira os que têm acabamento em tecido.

- Lave o cabelo com água morna ou fria. Água quente resseca os fios.

- Prefira cosméticos sem sal, que limpam resíduos como areia e sujeiras do mar.

- Turbine o xampu com ampolas com silicone e queratina. Elas custam menos de R$ 1 e são encontradas em qualquer farmácia.

- Proteja os fios com cremes anti-pontas duplas. Como as pontas são a parte mais velha dos fios, merecem cuidados especiais.

Proteger durante, hidratar depois

Ainda desconhecido de muitos veranistas, o protetor solar para cabelos é artigo obrigatório na bolsa de gente de qualquer idade, com muito ou nenhum cabelo. "O protetor solar impede a penetração dos raios de sol na raiz dos cabelos, evitando desde a descoloração dos fios até o aparecimento de manchas e câncer de pele.", diz a médica. Para quem pinta os cabelos ou faz luzes, como a estudante curitibana Aline de Oliveira (Foto acima), o produto é indispensável, já que o sol ajuda a desbotar os fio s. Além do protetor, Aline tem outra técnica, dessa vez para quem usa chapinha e secador constantemente: "Faço uma pequena hidratação todos os dias, durante o banho, senão, é perigoso o cabelo cair", brinca. A técnica está aprovada pela dermatologista. "A hidratação pode ser feita com pequenas ampolas de silicone e queratina que custam barato e são vendidas em qualquer farmácia. O silicone tem a função de dar brilho e não sai fácil com a água. A hidratação devolve aos fios os nutrientes perdidos com o tempo."

Entenda seu cabelo

Todo fio é formado por uma camada externa, chamada cutícula, que age como capa protetora sobre os fios. Por estar exposta, a cutícula sofre constan­temente com a ação do vento, da água e da poluição, além de ações mecânicas como o escovar e pentear, e reações químicas, como a tintura e reflexos. "Como é dividida em camadas, a cutícula vai se desgastando, deixando os fios expostos, mais frágeis, quebradiços e sem brilho", explica Fabiane.

Adeus ao embaraço

Para quem gosta de tomar banho de mar, como a mineira de Monte Carmelo Bruna Loghi (foto 1), o dano mais comum é o embaraço dos fios, especialmente os grossos e crespos. "Para não embaraçar, passo creme sem enxágue e condicionador", ensina Bruna. A dermatologista concorda com os cuidados. "Os creme sem enxágue, ou leave-in, levam na composição o silicone, que dão mais brilho ao cabelo e facilitam o pentear." Outra dica é pentear os cabelos molhados, para não agredir os fios.

Esconda essa cabeça

Quem ainda não cultiva o hábito de usar chapéu, precisa tratar de adquiri-lo. O acessório vale para homens e mulheres em qualquer idade. Uma dupla de mãe e filha que aposta no acessório são as guarapuavanas Ana e Maria do Carmo Martins (Foto 2). "Temos uns dez modelos em casa", conta Ana. A contra-indicação é deixar o cabelo muito tempo sob o chapéu quando estiver molhado. Ohábito facilita a proliferação de fungos, que causam caspa. "Se molhar, seque na sombra e aí coloque o chapéu", orienta Fabiane. E um recado para os homens: "Essa história de que usar boné abafa os fios e favorece a calvície é mito!".

Vaidosos, sempre

O estudante Samuel Soares Júnior (Foto 3), de Irati, de férias em Matinhos, não descuida da saúde dos cabelos. Lava as madeixas todo dia com xampu ("chego a lavar até três vezes ao dia"), mas dispensa condicionador – hábito muito comum entre os homens. De acordo com a dermatologista, o inverso é mais recomendável. "O xampu limpa o couro cabeludo, mas o condicionador é que tem a função de proteger os fios, dando-lhes brilho e nutrição. Você pode comprar o xampu em qualquer supermercado, mas invista no condicionador." Atenção: modere na aplicação, pois em excesso o creme deixa o couro cabeludo oleoso. "O ideal é passar apenas nos fios."

O sogro de Samuel, o contador Jamel Sultane, também tem seus truques. No caso, para prevenir a cabeça já calva dos raios solares: "Uso boné sempre que vou à praia. O risco de câncer é grande sem proteção". O iratiense está corretíssimo, segundo Fabiane. "O sol em excesso faz mal não só à pele, mas também ao couro cabeludo. No caso de pessoas calvas, o couro fica totalmente exposto e o boné ajuda a prevenir contra casos de câncer e de manchas."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]