• Carregando...

Crimes ligados a preconceito

O Paraná aparece em dois lados opostos no Terceiro Relatório de Direitos Humanos do Brasil com relação a crimes ligados a preconceito, os homicídios de homossexuais e negros.

O estado concentra a metade dos assassinatos de gays, lésbicas e travestis, com 13 dos 26 casos da Região Sul no anos de 2003 a 2005. O crime se tornou constante no estado nas últimas três décadas, segundo dados do Grupo Gay da Bahia. Leia reportagem completa

A Câmara Municipal de Curitiba derrubou na quarta-feira o veto do prefeito Beto Richa ao projeto que prevê o Dia Municipal contra a Homofobia, a ser comemorado em 17 de maio. A data já é marcada como o dia mundial, sobre o mesmo tema. Os vereadores aprovaram o projeto no dia 7 de março.

Por 20 votos a sete, o projeto agora será promulgado pela própria Câmara. A proposta foi apresentada pela vereadora Julieta Reis (PSB) para que a data incentive ações que proporcionem a discussão sobre o direito à livre orientação sexual.

O prefeito Beto Richa vetou por considerar que a Constituição Federal prevê tratamento igualitário a todas as pessoas, repudiando o preconceito, e que, portanto, a criação do dia contra a homofobia seria redundante. Segundo o prefeito, a proposta foi vetada a fim de não causar constrangimentos, violência ou discriminação contra os homossexuais.

Na justificativa entregue à Câmara Municipal, o prefeito alega ainda que já existe um dia internacional de Luta Contra a Homofobia, nesta mesma data, o que tornaria inócua a comemoração municipal do mesmo tema, na mesma data.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]