• Carregando...

Vizinho da Pousada Sankay, o advogado Felipe Gomes Martins, de 32 anos, foi o primeiro a resgatar os hóspedes que ficaram ilhados com o desabamento que atingiu o local na madrugada do primeiro dia de 2010.

"Estamos comemorando hoje o nosso primeiro ano de vida. Foi um milagre", disse Felipe, que contou com a ajuda do pai, Manuel Martins, 62, e um funcionário da Pousada do Preto, para resgatar cerca de 60 pessoas, entre adultos, idosos, crianças e até bebês.

O advogado contou ter acordado por volta das 2h30 de sexta-feira (1º), depois de ouvir um forte estrondo. "Era um barulho ensurdecedor. Nunca ouvi nada parecido antes. Parecia um forte trovão que não para", comparou.

Desconfiado, Felipe acordou toda a família – oito pessoas no total, incluindo o filho do advogado, um bebê de um ano, e sua sobrinha, de dois – e decidiu levá-la para um local seguro, de barco. "Nessa hora você não sabe bem o que faz, se sai ou se fica. Minha esposa pegou nosso filho de um ano e, na descida, na correria, acabou quebrando o pé", contou.

Quando já estavam no barco, rumo a um local seguro, a família Martins ouviu mais um forte estrondo e viu o desabamento sobre a Pousada Sankay. "Era muita terra, lama, árvores, troncos caindo, levando tudo. Nesse momento, com o volume de terra que caiu, uma onda muito grande atingiu nosso barco e as casas e pousadas próximas", disse o advogado, acrescentando que a partir daí começaram a aparecer pessoas gritando em busca de ajuda.

Depois de deixar a família em segurança na Pousada do Preto, cerca de cinco minutos de barco da Sankay, Felipe voltou na companhia do pai e de um funcionário da pousada onde ficaram seus parentes, chamado Jonathan. "Com o deslizamento, acabou a luz e as pessoas gritavam, acenavam, desesperadas. Começamos a pegar as que estavam na ponta do que sobrou do deck da Sankay", contou. "Fizemos umas cinco ou seis viagens e resgatamos umas 50 ou 60 pessoas, entre adultos, idosos, crianças e até bebês".

Numa dessas viagens, Felipe ouviu o relato de um casal de São Paulo que estava hospedado em um dos quartos da Pousada Sankay que foram atingidos pelo desabamento de terra. "Eles contaram que dormiam na cama de casal e foram acordados por um barulho no meio da madrugada. Quando viram, tinha uma pedra enorme em cima da cama de solteiro, que estava vazia, e a parede do quarto estava destruída".

Os hóspedes resgatados da Pousada Sankay foram levados para a Pousada do Preto, onde receberam os primeiros cuidados e ficaram alojados até voltarem para o seu destino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]